Kennedy Barros toma posse do TCE-PI e promete ‘mão firme’ no controle de gastos públicos

Em discurso, o conselheiro ressaltou que evitar o desperdício de recursos públicos é a missão primordial dos órgãos de controle

Kennedy Barros toma posse do TCE-PI e promete ‘mão firme’ | Reprodução/Redes sociais
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Na manhã desta quinta-feira (19), o conselheiro Kennedy Barros tomou posse como presidente do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI). A cerimônia ocorreu na avenida Pedro Freitas, bairro São Pedro, em Teresina. 

Por unanimidade, foram eleitos também Kleber Eulálio como vice-presidente, Lilian Martins como corregedora-geral, Abelardo Vila Nova como ouvidor e Flora Izabel na Controladoria Interna. A nova equipe estará à frente da Corte de Contas piauiense no biênio 2025/2026.

METAS DA GESTÃO

Em discurso, Kennedy Barros destacou que sua gestão será focada no acompanhamento de políticas públicas, fiscalização concomitante e formação de gestores e controladores sociais por meio de cursos, jornadas e oficinas no Estado. Ele ressaltou que evitar o desperdício de recursos públicos é a missão primordial dos órgãos de controle. As declarações apontam para um reforço no controle preventivo e na capacitação de agentes públicos em todo o Piauí.

“O tribunal ao invés de só fazer a fiscalização a posteriori, quando os atos já são praticados, se antecipar e acompanhar no monitoramento das gestões para que ocorre necessidade de ajuste já ocorrer durante a execução. Com isso você evita o desperdício, ou seja, melhor do que correr atrás dos recursos que foram desperdiçados é o impedir que eles ocorram”, disse. 

“Então é isso que acontece com o monitoramento de políticas públicas. Então, quando se percebe que uma gestão, por uma falha ou por outra, está gerando desperdício de verba pública, o monitoramento permite que ela volte para o caminho ideal”, continuou.

Representando a nova gestão da Prefeitura de Teresina, o vice-prefeito, Jeová Alencar (Republicanos), marcou presença na solenidade e aproveitou o momento para falar sobre a disposição dele e do prefeito Silvio Mendes (União Brasil) em dialogar e criar uma relação diplomática com as diferentes esferas do poder política, a fim de uma gestão plena e em prol de Teresina.

“Quem me conhece sabe que sou do diálogo, o prefeito Silvio Mendes também é do diálogo, então a gente precisa sair do palanque e trabalhar pela cidade. Ontem o governador falava da importância da população dar o voto de confiança nessa gestão que vai se iniciar no sentido de dar tempo para que se possa resolver os problemas de Teresina”, disse.

“A parceria tem que ser com todos. Com a Câmara Municipal de Teresina, com os 29 vereadores, com o governo do Estado, com os deputados estaduais, com o governo federal e senadores. A cidade precisa dessa parceria. A gente não pode estar todos os anos falando de eleição. Eleição tem que ser no seu tempo. A gente não tem adversário. A gente tem que estar, todo mundo, cada um no seu partido, cada um com sua ideologia, mais unidos pela cidade. Nós somos eleitos para isso, é isso que as pessoas esperam da gente”, continuou.

HARMONIA ENTRE PODERES

O governador Rafael Fonteles (PT) também se fez presente na sessão de posse e afirmou que sua gestão valoriza a harmonia entre o poder político e jurídico do estado e reforçou a importância da fiscalização do TCE para que os recurso públicos sejam utilizados de forma plena e eficiente nas políticas públicas. 

“Nós temos prezado muito pela harmonia entre os Poderes, o Tribunal de Contas do Estado exerce um papel importantíssimo para a efetividade das políticas públicas, para o bom uso do recurso público no âmbito municipal e no âmbito estadual, e nós temos cultivado essa boa relação com todos os conselheiros e a gestão do presidente Kennedy mais uma vez. Eu não tenho dúvidas que irá coroar essa atuação do tribunal em prol da melhoria das políticas públicas”, disse. 

“Cada vez mais o tribunal tem aperfeiçoado suas ferramentas, sua metodologia, para exatamente garantir muito mais do que penalizar eventual mal uso do recurso público, como tem que ser feito, mas tentar o máximo prevenir e orientar a política pública no sentido da efetividade”, continuou.

Ao ser questionado sobre a relação com a gestão Silvio voltada à administração da saúde na capital, Fonteles afirmou que há uma integração entre seu governo e a gestão municipal para que mais recursos do governo federal sejam direcionados à capital e, assim, haja o aprimoramento do sistema de saúde pública. 

“Sem sombra de dúvidas é uma prioridade do prefeito eleito Silvio Mendes, como é uma prioridade nossa do governo do Estado, a saúde pública, e pelo próprio funcionamento do SUS, como está na lei, necessita dessa integração forte entre municípios, estado e União. E a bancada federal intermediou essa reunião conjunta, minha e também do prefeito Silvio, com a ministra Nísia Trindade e com a participação da bancada, dado que a bancada cada vez mais tem um protagonismo maior na destinação de recursos através de emendas. Então é essa união de força que vai fazer o sistema de saúde público de Teresina do Piauí funcionar melhor”, disse.

Para mais informações, acesse meionews.com

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES