Líder do PCC que executou chacina com 4 mortos é preso na zona Norte de Teresina

Israel de Assis Damasceno dos Santos foi preso no início da tarde desta sexta-feira (04), em menos de 24h desde que ele e os comparsas executaram 4 mortes em um período de cerca de 4h na zona norte de Teresina, na noite de quinta (03).

Montagem mostra a prisão de Israel de Assis e uma arma de fogo municiada. Ele é acusado de executar uma série de assassinatos na zona Norte de Teresina na noite dessa quinta-feira (03) | FOTO: Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Um dos líderes da organização criminosa PCC, Israel de Assis Damasceno dos Santos, acusado de executar quatro assassinatos em série e cinco tentativas de homicídio na noite dessa quinta-feira (03), foi preso nesta sexta-feira (04), em menos de 24h desde que aterrorizou a região da zona Norte de Teresina com a sequência de crimes. 

A prisão dele ocorreu no velório da esposa, Bárbara Teresa Ferreira de Sousa, 19 anos, que estava grávida de 4 meses. Em posse do preso, foi apreendida uma arma de fogo que vai ser submetida a exame de comparação balística, para constatar se foi a arma usada para cometer os crimes.

Segundo as investigações, Israel cometeu os crimes por vingança, já que membros do Bonde dos 40 executaram a tiros a esposa dele, sob a ordem do líder Gilvan Rodrigues Gomes da Silva. Ela foi morta no final da tarde dessa quinta-feira (03) e foi o estopim para a sequência de assassinatos.

VEJA O VÍDEO DA PRISÃO!

ISRAEL FOI SOLTO EM UM DIA, E MATOU quatro NO OUTRO DIA

No dia 30 de setembro, Israel já havia sido preso sob suspeita de roubo e posse ilegal de arma de fogo, após uma denúncia feita por Francisco das Chagas Silva dos Santos, de 42 anos, que não possuía vínculos com atividades criminosas. Após ser solto, nessa quarta-feira (02), ele ficou sendo monitorado por tornozeleira eletrônica. Já na quinta-feira (03), cometeu os crimes.

ONDA DE ASSASSINATOS E TENTATIVAS DE HOMICÍDIO

  1. Logo após o assassinato da esposa grávida, Israel rompeu a tornozeleira eletrônica e, junto ao irmão dele, João Victor (conhecido como Pânico), de 17 anos, e um comparsa, Maciel de Oliveira, partiu em busca de matar Jennifer Lourrane Gomes de Sousa, de 16 anos.  Jennifer é filha de um membro do Bonde dos 40 conhecido como “Pimenta”, que foi assassinado em 2018. A adolescente foi perseguida e morta a tiros em um supermercado ao tentar se esconder. Durante essa perseguição, uma criança de 10 anos também foi ferida de raspão e encaminhada ao hospital.
  2. Os criminosos continuaram a matança em uma barbearia, onde quatro pessoas foram baleadas. Entre os feridos estava Gilvan Rodrigues Gomes da Silva, o suspeito de ordenar a morte da esposa dele. Gilvan já havia sido alvo de uma operação policial em agosto e também estava sob monitoramento eletrônico. Uma menina de 11 anos foi atingida de raspão e um jovem, Marcos Paulo, foi ferido por dois disparos, conseguindo fugir para uma praça onde recebeu socorro.
  3. Na manhã do dia 4 de outubro, o filho de Gilvan, Eliton Emanuel Patricio dos Santos Alves, de 13 anos, foi encontrado morto em um terreno ao lado da barbearia.

QUEM FOI PRESO ATÉ AGORA?

  1. José Igor Rodrigues Ferreira: foi preso ainda na noite dessa quinta (03), sob acusação de ter assassinado Francisco das Chagas, de 44 anos. Ele já havia sido preso em uma operação do DENARC no dia 30 de setembro.
  2. João Victor, o "Pânico" - irmão de Israel: O adolescente foi apreendido na manhã desta sexta (04). Ele já tinha antecedentes por roubo, porte ilegal de arma e receptação de veículos. Participou dos assassinatos na região da zona Norte de Teresina.
  3. Maciel de Oliveira Costa: preso na manhã desta sexta (04). Também participou dos assassinatos.
  4. Israel de Assis Damasceno dos Santos: preso na tarde desta sexta (04). Encabeçou e executou os assassinatos.

Organograma mostra as vítimas e os criminosos | FOTO: Divulgação/SSP-PI

QUAL PROVIDÊNCIA FOI ADOTADA?

Em resposta ao aumento da violência, a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) anunciou um esforço concentrado na Área Integrada de Segurança Pública Norte II (AISP - Norte II), por meio da Portaria nº 277/2024. 

Essa ação, que ocorrerá entre 4 de outubro e 4 de novembro, visa intensificar o combate ao crime organizado e à violência na região, reforçando a proteção à população e ao patrimônio, conforme estipulado pela Constituição Federal.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES