Líder dos alvos da Operação Denarc 60 está foragido; Participou de massacre no AM

Mãe de Leandro também estava envolvida no tráfico e participava da lavagem de dinheiro.

Leandro dos Santos Chaves | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O principal alvo da operação Denarc 60, deflagrada na última sexta-feira (25) nos estados do Piauí, Amazonas, Pará, São Paulo e Maranhão, permanece foragido. Trata-se de Leandro dos Santos Chaves, natural de Manaus (AM).  Conforme o coordenador do Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Denarc), o delegado Samuel Silveira, ele é apontado como líder maior da organização criminosa responsável por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. 

COMO FUNCIONAVA

Conforme o delegado, ocorria um esquema criminoso praticado pelas facções criminosas, Família do Norte, do Amazonas, Bonde dos 40, no Piauí. O skunk, conhecido popularmente como super maconha, vinha da Bolívia, entrando no Brasil pelo Amazonas e sendo transportado por via terrestre até o Piauí. 

O dinheiro proveniente da venda da droga era utilizado na compra e venda de veículos, como forma de lavagem de dinheiro. Além disso, uma oficina localizada na zona Norte de Teresina, capital piauiense, era utilizada para criar compartimentos secretos em carros, para o transporte dos entorpecentes. 

“Ele [Leandro] que comandava todos os setores da facção, seja o setor logística ou de tráfico no varejo de tráfico no atacado a parte de lavagem de capitais, tendo é claro alguns assessores dentre eles o Jocélio e Maiony e a própria mãe. A mãe dele acabou se envolvendo diretamente nessa questão do tráfico.[...] Então um braço capilarizado em vários setores de uma maneira, hierarca, onde a mãe dele ocupava uma posição de destaque”, explicou o delegado. 

Organograma da organização criminosa./Foto: Reprodução

CHACINA EM PRESÍDIOS

A Mãe de Leandro, Sinézia Prata Silva e ele foram presos em 2019, envolvidos em um massacre do sistema carcerário de Manaus, que resultou em 55 mortes. Os crimes aconteceram nos dias 26 e 27 de maio de 2019. O filho atuou como executor, enquanto a mãe colaborou para a ocorrência das execuções.

Ambos foram presos na Operação Guará. A operação se estendeu a outros estados, levando à prisão de outros envolvidos. Conforme a investigação da polícia do Amazonas, as mortes ocorreram em razão da disputa interna de poder entre facções criminosas.

OPERAÇÃO

A operação Denarc 60 pretende de combater o tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, organização criminosa e associação ao tráfico. Foram cumpridos mais de 60 mandados cautelares de busca e prisão, além da apreensão de vários veículos e sequestro de pontos comerciais e outros imóveis. 

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES