Curioso, aventureiro, que gosta de pessoa e do movimento, assim é Miguel de Sousa Silva, de apenas 9 anos. O garoto, que é uma criança autista, possui um hiperfoco em empresas, e nesta terça-feira (20) foi o dia de conhecer a sede da TV Meio, na zona Sul de Teresina. Durante a visita, Miguel teve a oportunidade de explorar todos os ambientes da emissora.
COMO TUDO COMEÇOU
Diagnosticado em 2021, Miguel já conheceu mais de 20 empresas. A mãe, Gardênia Silva, explica que, desde março deste ano, o filho se encantou com a televisão e passou a pedir para ir até as instituições. Com as visitas, o garotinho passou a desenvolver melhor suas habilidades de interação, segundo a mãe.
“A gente ainda não entende o que ele tem assim do hiperfoco nas empresas que ele vai. É um ambiente onde ele articula bem. Ele é bem desenvolvido, tanto que a gente não escolhe a empresa, não dissemos nada para ele, é ele que escolhe. A gente chega e entrega. A gente pede uma visita guiada, porque como ele é muito curioso, ele sai explorando todos os ambientes. Até os profissionais que acompanham ele já disseram que essas visitas estão fazendo muito bem. [...] Tá ajudando muito na interação, no vocabulário, no posicionamento e isso comprovadamente, até os terapeutas já falaram”, relatou Gardênia.
E NA TV MEIO?
Na sede da emissora, Miguel explorou os estúdios de todos os programas, das rádios, do PodMeio, conheceu o portal MeioNews.com, além dos outros setores que integram a empresa.
“Ele viu vocês na televisão, e já disse ‘Mãe, eu quero ir na TV Meio’. Eu estava falando com a pessoa do RH que tem um símbolo diferente, e ele disse ‘Disse não mãe, eu não quero essa, eu quero essa eu quero a Meio’. Ele já sabe todos os slogans de todas as empresas. Quando ele anda assim, ele anda só explorando, mas ele sabe tudo”, disse a mãe.
INCLUSÃO
A busca pela inclusão de crianças autistas é um desafio constante para muitas famílias. A dona Gardênia destacou a importância do acolhimento e da compreensão da sociedade para o desenvolvimento de seus filhos.
“O Miguel tem sido muito beneficiado com esse acolhimento que a gente tem recebido. Como pais, a gente fica com medo de entregar a criança para a sociedade, porque a gente sabe que a inclusão ela é bonita na teoria, mas, na prática a gente encontra uma resistência. E isso que a gente tem recebido faz com que ele também não tenha medo da sociedade. Ele sabe que ele pode, ele sabe que é possível e que será bem acolhido”, afirmou.
O QUE É HIPERFOCO?
“Curica, fala pelos cotovelos, gosta de gente, gosta de movimento, sempre me perguntam do que o Miguel gosta, minha filha, só não gosta de ficar em casa”, descreveu Gardênia. Além de empresas, o garoto possui hiperfoco em elevadores e secadores de mãos. Mas, afinal, o que é hiperfoco?
“Crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista) apresenta características com o hiperfoco, onde O hiperfoco é a capacidade de uma criança autista se concentrar intensamente numa atividade ou assunto que lhe interessa profundamente”, descreveu a fonoaudióloga Janaína Lopes, especializada em crianças com TEA.