Neste sábado (7), cerca de 1.200 estudantes de escolas estaduais de Teresina participaram do tradicional desfile cívico-militar em comemoração à Independência do Brasil. O evento, realizado na avenida Marechal Castelo Branco, foi organizado pela Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) e mobilizou toda a comunidade escolar e forças de segurança do estado.
O governador do Piauí, Rafael Fonteles, destacou a relevância do 7 de setembro para a sociedade e elogiou a participação das escolas estaduais e das forças de segurança.
“Essa é uma data muito importante, que merece ser celebrada de forma solene para gerar reflexões para nosso povo do Brasil e do Piauí, especialmente com relação às novas conquistas que o nosso povo ainda busca e a gente, enquanto poder público, tem o dever de proporcionar esse momento. Então, o 7 de setembro é muito importante, a gente está aqui mais uma vez vendo os estudantes, as forças de segurança, celebrando o nosso país e a nossa nação”, afirmou o governador.
O Secretário de Educação, Washington Bandeira, também ressaltou o papel do desfile na formação dos estudantes e na promoção do espírito cívico entre os jovens.
“Essa é uma das oportunidades de os alunos apresentarem aqui os seus talentos, a sua desenvoltura e, sobretudo, fortalecerem os seus conhecimentos, a sua cidadania, o seu espírito cívico. Por isso que a Seduc tem sempre uma participação muito ativa no desfile aqui de Teresina, do 7 de setembro, e nos desfiles em vários municípios do Piauí. Hoje estamos com oito escolas da capital, com mais de 2 mil profissionais e estudantes participando e tendo essa oportunidade de crescimento, de engrandecimento, de mostrarem realmente todo o seu amor à nossa pátria. Sem dúvida, é excelente”, destacou Bandeira.
As escolas participantes, vinculadas às 4ª, 19ª, 20ª e 21ª Gerências Regionais de Ensino, apresentaram bandas formadas por alunos, além de figurinos cívicos e diversas representações culturais. A mobilização das unidades escolares reforçou o compromisso da educação com a cidadania e o patriotismo.
INVESTIMENTO
A Seduc investiu R$ 8 mil em cada uma das escolas participantes, totalizando R$ 64 mil. Esse recurso foi destinado à estrutura dos pelotões, bandas e instrumentos musicais, garantindo que os estudantes tivessem uma apresentação de qualidade e marcassem a comemoração da Independência com grande organização e participação.
SEGURANÇA REFORÇADA
O evento contou com um esquema de segurança robusto, envolvendo mais de 300 homens e mulheres das forças de segurança em uma ação conjunta. Participaram do planejamento e da execução do policiamento equipes da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Civil, Militar, Exército Brasileiro, além do Corpo de Bombeiros e brigadas de incêndio. Para reforçar ainda mais a segurança, houve policiamento fluvial no rio Poti.
O suporte médico também esteve presente, com ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Hospital da Polícia Militar (HPM), prontos para prestar atendimento caso necessário.