Marcha contra a misoginia e feminicídio foi lançada nesta quinta

A marcha tem o objetivo de enfrentar os discursos de ódio contra a mulher que fortalecem a violência e o feminicídio.

Secretaria da Mulher lançou nesta quinta-feira a Marcha contra a Misoginia e o Feminicídio. | Divulgação
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Foi lançada nesta quinta-feira (4), a Marcha contra a Misoginia e Feminicídio, com o objetivo de enfrentar os discursos de ódio contra a mulher que fortalecem a violência e o feminicídio. O evento foi realizado pela Secretaria de Estado das Mulheres do Piauí (Sempi), em parceria com o Ministério das Mulheres.

A diretora de Defesa Social da Secretaria de Segurança (SSP-PI), Cel. Elizete, destaca que a marcha é uma ação nacional que está ligada a outros órgãos que trabalham na prevenção da violẽncia contra as mulheres.

“Aqui no estado do Piauí temos a Secretária das Mulheres que está fazendo essa mobilização da campanha tanto para a rede quanto para sociedade civil e esse momento é super importante porque estamos falando da misoginia que está inserida em todas as etapas da violência e seu estágio mais forte é o feminicídio, por isso temos que está constantemente levando pra mídia e  a sociedade diversas estratégias de prevenção ao feminicídio que só é possível enfrentar junto com todos os órgãos e a sociedade civil", destaca a coronel. Lançamento da Marcha contra a Misoginia e o FeminicídioFoto: Divulgação

Zenaide Lustosa, secretaria das Mulheres do Estado do Piauí, afirma que o lançamento da marcha que contou com a presença de várias entidades é um momento de discussão e reflexão sobre o ódio contra a mulher, que é refletido na maioria dos casos de feminicídio, e que a raiz para a transformação é enfrentar a misoginia. 

“Temos que avançar na sociedade para termos mais respeito às mulheres, para que tenham mais espaços na sociedade sem necessariamente estarem sofrendo violência institucional ou vários tipos de violência”, pondera a secretária.

Cida Gonçalves, Ministra das Mulheres, destaca que é importante também lutar contra a chamada "machosfera" presente nas redes sociais e destaca que os mesmos ainda lucram através de ataques às mulheres.

“Precisamos enfrentar o movimento “’machosfera’” que está na internet, nas redes sociais  propagando o ódio contra as mulheres. Eles tem 35 milhões de seguidores, 80 canais  de distribuição desse conteúdo e o pior,  lucram e temos lutado contra isso”, disse a ministra.

AÇÕES

No dia 27 de maio, será realizada uma corrida   na capital e em 26 municípios, para celebrar o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio. Em Teresina a ação será a partir das 6 horas, no espaço Potycabana, com a destruição de kits de corrida e de prevenção à violência.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES