As quedas d'água do Piauí são verdadeiros oásis de beleza e aventura, perfeitos para quem busca contato com a natureza, relaxamento ou atividades emocionantes. No norte do estado, os Territórios dos Carnaubais, dos Cocais e Entre Rios concentram diversas opções para todos os gostos, desde as mais conhecidas até as mais escondidas.
O melhor período para visitar esses atrativos é no início do ano, durante a estação chuvosa, quando a paisagem fica mais deslumbrante. A procura também aumenta no fim das chuvas e início da estação quente, quando ainda há quedas d'água. Para o secretário do Turismo, José Monteiro Neto, essas cachoeiras possuem uma beleza paradisíaca e proporcionam aos visitantes uma experiência única e inesquecível.
"Elas não deixam a desejar em relação a outros atrativos turísticos do Brasil e até do mundo. Somos privilegiados por termos um ecoturismo, turismo de natureza e aventura tão fortes no estado. Vale muito a pena conhecer nossas potencialidades turísticas e apreciar, com responsabilidade, as belezas do nosso estado", acrescenta o gestor.
ALTO LONGÁ:
No município de Alto Longá, a 81 km de Teresina, a Cachoeira da Campeira é uma excelente área de lazer, com uma belíssima queda d'água de 5m de altura, que se forma somente no período chuvoso.
- Localizada a cerca de 10 km da área urbana, o acesso é fácil e gratuito.
- As águas descem pelas rochas em forma de gruta e dão origem a piscinas naturais em diversos pontos, fazendo um irrecusável convite ao mergulho.
- Um trecho do caminho é de estrada de chão e as formações rochosas favorecem a prática de escalada e rapel.
NOVO SANTO ANTÔNIO:
Novo Santo Antônio fica a 115 km de Teresina e conta com um circuito formado por três cachoeiras principais:
Cachoeira da Coruja:
- A 14 km da zona urbana, ela possui queda d’água de 10 metros de altura na época chuvosa. O acesso é gratuito e possui nível médio de dificuldade.
Cachoeira do Rosário ou Pigoita:
- Depois, a 3 km, este local é muito conhecido por ter uma ponte suspensa. Possui pequenas quedas d’água, semelhantes a corredeiras, que se formam no período chuvoso. O acesso é fácil e gratuito.
Cachoeira da Roça Velha:
- A 5 km, a menos conhecida, mas que não deixa de ser incrível para se explorar e de contribuir para o turismo local. Por lá, as águas do riacho Sucuruju correm pelos lajeiros e formam grandes piscinas, todas cercadas por pequenos cânions e cenários incríveis.
CASTELO DO PIAUÍ:
Com uma queda d'água de 20m, a Cachoeira das Arraias, no município de Castelo do Piauí, é um importante instrumento de turismo da região, a 189 km de Teresina.
- O local é propício à prática de esportes radicais, além de ser terreno fértil para pesquisas.
- A entrada é gratuita, mas o acesso é difícil, com caminhos íngremes e escorregadios.
Cachoeira das Arraias em Castelo do Piauí (Paulo Barros)