O governador do Piauí, Rafael Fonteles, encaminhou à Assembleia Legislativa (Alepi) um projeto de lei para autorizar o Estado a contratar um empréstimo de R$ 100 milhões com a Caixa Econômica Federal, no âmbito do Pró-Transporte, para adquirir Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) para Teresina.
CHEGANDO EM NOVOS BAIRROS
O projeto foi selecionado para o Novo PAC – Mobilidade Urbana Sustentável – Renovação de Frota, do Ministério das Cidades, visando ampliar o Metrô de Teresina. Encaminhada à CCJ da Alepi, a proposta prevê investimentos na extensão da linha ferroviária para novos bairros no sudeste de Teresina, melhorias na linha 1, redução do intervalo entre trens e aumento da demanda de passageiros.
O governador informou que os sistemas de VLT têm sido implantados em cidades da Europa e dos EUA há algum tempo, e mais recentemente no Brasil, em Sobral (CE), Rio de Janeiro (RJ), Santos (SP) e, desde 2018, em Teresina (PI). Esse transporte opera em vias segregadas com passagem prioritária nos cruzamentos e, às vezes, com túneis ou viadutos nas áreas centrais.
"É um sistema adequado para capacidade média de transporte à escala regional e metropolitana, geralmente maior que o ônibus convencional e menor que a de metrô de grande porte. Entre as suas vantagens, podemos destacar o baixo investimento em relação a outros modais, a vida útil do sistema, a grande capacidade de passageiros, a adaptabilidade às condições locais existentes, o funcionamento a partir da utilização de biodiesel ou modelo híbrido (biodiesel/elétrico), a facilidade de integração aos sistemas de transportes existentes, o menor impacto ambiental e promoção de renovação do meio urbano e paisagístico", justificou o governador.
AMPLIAÇÃO REDUZIRÁ TEMPO DE DESLOCAMENTO
Rafael Fonteles destaca que a ampliação do sistema de VLT reduzirá o tempo de deslocamento e melhorará o transporte público, tornando-o mais atrativo que os sistemas convencionais, além de possibilitar evolução para pré-metrô e metrô. A aquisição dos novos VLTs aumentará a captação de passageiros pela melhoria da infraestrutura, redução do tempo de espera e integração com o modal rodoviário, além da expansão para o bairro Colorado/Gurupi, ampliando a demanda na região.
AUMENTO DA OFERTA DE TRANSPORTE
O empreendimento aumentará a oferta de transporte, beneficiando 4 mil passageiros/dia, especialmente trabalhadores e estudantes que se deslocam para o Grande Dirceu e o Centro. Rafael Fonteles ressalta que, ao contrário do transporte rodoviário, que causa congestionamentos ao convergir veículos e pessoas para um único ponto, o VLT oferece uma alternativa ágil e de baixo custo.