O Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), conhecido popularmente como Metrô de Teresina, descarrilou na tarde desta sexta-feira (10), na Rua Rio Grande do Sul, no bairro Ilhotas, zona Sul da Capital.
Conforme informações repassadas ao Meio Norte.com por um dos maquinistas, identificado como Raimundo Alves, pelo menos 300 passageiros estavam no veículo, o que representa 50% da capacidade, sendo que a máxima é 600. Ninguém ficou ferido no incidente.
A Companhia Ferroviária e de Logística do Piauí informou por meio de nota, que o número de passageiros era menor que 100. Dado inferior ao apurado pelo Meio Norte.com, já que o horário de final de tarde é um dos mais movimentados. "A situação impossibilitou a continuidade das viagens e será restabelecida após a correção da via férrea e posterior recolocação do VLT nos trilhos. No momento, nossa equipe está empenhada para resolver o problema e colocar o mais rápido possível o trem em operação", diz trecho da nota.
O VLT fazia o trajeto Centro no sentido para o bairro Dirceu no horário das 15h. O descarrilamento ocorreu por volta das 15h20, conforme uma das passageiras que relatou o momento de tensão.
“Subimos no Centro, eu moro no bairro Dirceu. O metrô seguia normal, até que ele tremeu e fez um baralho. Foi um susto enorme, mas sem grandes problemas porque ele ia devagar”, falou Maria de Fátima a nossa reportagem.
A Companhia Ferroviária do Piauí suspendeu o serviço do metrô e dos trens de cargas na Capital, até que os técnicos finalizem a remoção do VLT.
Um laudo técnico deve ser elaborado pelos especialistas da Companhia com os dados do que pode ter ocasionado o descarrilamento do metrô.
Nota de Esclarecimento
A Companhia Ferroviária e de Logística do Piauí vem através desta esclarecer sobre o incidente do descarrilamento de um dos VLT's que foi causado pela dilatação dos trilhos e abertura de bitola.
O episódio aconteceu na tarde de hoje (10/11), por volta das 15 horas na Rua Rio Grande do Sul, bairro Ilhotas, próximo à estação Piçarra e estava no sentido Centro / Dirceu. Estima-se que pouco menos de 100 passageiros foram afetados, em virtude do dia e horário ser fora do pico usual do VLT, e não houve feridos.
A situação impossibilitou a continuidade das viagens e será restabelecida após a correção da via férrea e posterior recolocação do VLT nos trilhos.
No momento, nossa equipe está empenhada para resolver o problema e colocar o mais rápido possível o trem em operação.
Pedimos desculpas pelo transtorno e agradecemos a compreensão da população.