O Ministério da Saúde enviou mais de 7 mil doses da vacina da dengue para o Piauí, destinadas à aplicação das primeiras doses em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Segundo a Secretaria da Saúde do Estado (Sesapi), todas as doses enviadas foram destinadas para a capital em virtude de municípios do território Entre Rios ainda disporem de doses em seus estoques.
BAIXA APLICAÇÃO DA SEGUNDA DOSE
A Sesapi alerta que a aplicação da segunda dose da vacina em Teresina está abaixo do esperado. Das 13.182 recebidas pela capital do Piauí, 9.750 foram aplicadas em primeira dose e apenas 2.893 tomaram a segunda dose, com intervalo mínimo de três meses entre as doses.
"Precisamos completar o esquema vacinal contra a dengue, não adianta tomar apenas uma dose da vacina. Por isso, pais e responsáveis devem levar seus filhos para tomar a 2ª dose", disse a superintendente de atenção aos municípios, Leila Santos.
De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), cerca de 1700 crianças e adolescentes que tomaram a primeira dose da vacina contra a dengue não retornaram para receber a segunda. Diante do baixo retorno, a FMS faz um chamamento para este público comparecer a um dos oito postos disponíveis e completar o seu esquema.
“A segunda dose é essencial para a proteção completa deste público, por isso pedimos que pais e mães estejam atentos e levem seus filhos”, reforça a coordenadora de vacinação da FMS, Emanuelle Dias.
ONDE SE VACINAR?
Os postos de vacinação estão espalhados por todas as zonas da cidade. Na zona Leste, a vacina está disponível na UBS Santa Isabel (turno da manhã) e no Teresina Shopping, das 13h às 18h. Na zona Sudeste, basta procurar a UBS Carlos Alberto nos turnos manhã e tarde; na zona Norte, UBSs Poty Velho e Parque Brasil; e na zona Sul, UBSs Cristo Rei, Lourival Parente e Porto Alegre. Todas as UBS das zonas Norte e Leste estão abertas nos turnos manhã e tarde.
No momento da vacinação, é necessário apresentar CPF ou cartão do SUS, documento de identificação, caderneta de vacina e um comprovante de endereço de Teresina.
VACINA NÃO PREVINE CONTRA OUTRAS ARBOVIROSES
A vacina Qdenga é específica para a prevenção da dengue e não oferece proteção contra outras doenças transmitidas pelo mesmo vetor, como zika, febre amarela e chikungunya. Portanto, a vacinação é uma medida importante para prevenir a dengue, mas não substitui outras práticas de prevenção contra essas doenças.
QUEM NÃO PODE TOMAR A VACINA
De acordo o Ministério da Saúde, a vacinação contra a dengue não é indicada para indivíduos com imunodeficiência congênita ou adquirida, incluindo aqueles em terapias imunossupressoras, com infecção por HIV sintomática ou com evidência de função imunológica comprometida, e pessoas com hipersensibilidade às substâncias listadas na bula, além de mulheres gestantes ou em fase de amamentação.