Ministério da Saúde lança edital do 'Mais Médicos' com 61 vagas para o Piauí

No Piauí, há 61 vagas disponíveis em 45 cidades do estado para auxiliar no cuidado da população

Programa Mais Médicos | Foto: Karina Zambrana (ASCOM/MS)
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Na última quarta-feira (15), foi lançado um novo edital do Programa Mais Médicos. Agora, os gestores estaduais, municipais e do Distrito Federal devem indicar, até 22 de maio, o número de vagas a serem preenchidas e as localidades. No Piauí, há 61 vagas disponíveis em 45 cidades do estado para auxiliar no cuidado da população.

ACESSE AQUI O EDITAL

VAGAS NO PAÍS

As 2.231 vagas estão distribuídas em 1.277 municípios e, nesta etapa, os gestores das prefeituras e do Distrito Federal devem indicar, até o dia 22 de maio, quantas pretendem preencher em cada localidade do total autorizado pelo edital. Após a etapa de validação das vagas dos municípios, o Ministério da Saúde publicará o chamamento aos profissionais.     

POPULAÇÃO QUILOMBOLA

Além da reposição, estão previstas 66 novas vagas para populações quilombolas, que vivem em assentamentos rurais, em reservas extrativistas, e população ribeirinha para garantir o acesso à saúde nessas regiões de difícil provimento e fixação de profissionais.  

ACESSE AQUI O CRONOGRAMA

REGIÕES DE ALTA VULNERABILIDADE

Para atender as regiões que mais precisam, o Programa Mais Médicos utiliza critérios na distribuição das vagas, tais como a situação de vulnerabilidade social, maior dependência do Sistema Único de Saúde (SUS) para o acesso da população à saúde e a dificuldade de provimento de profissionais. 

Neste edital, 11,7% das vagas foram destinadas às regiões de muito alta vulnerabilidade e 13,8% para as áreas de alta vulnerabilidade social - 572 vagas aos municípios de extrema pobreza, considerados de alta e muito alta vulnerabilidade.  

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES