Ministério destina R$ 8 milhões para aquisição de câmeras corporais para a PMPI

Atualmente, as câmeras são reconhecidas como uma tecnologia indispensável para reforçar a transparência nas abordagens policiais

Câmeras corporais | Foto: Divulgação/Governo de São Paulo
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) aprovou o repasse de mais de R$ 8 milhões para o Governo do Estado do Piauí, destinado à aquisição de câmeras corporais para a Polícia Militar do Piauí (PMPI). O anúncio foi feito nesta quinta-feira (5/12) pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), por meio do edital de fomento à segurança pública.

TRANSPARÊNCIA NAS ABORDAGENS

Com o recurso, a PMPI poderá adquirir equipamentos modernos que permitirão implementar o uso de câmeras corporais no estado. Atualmente, as câmeras são reconhecidas como uma tecnologia indispensável para reforçar a transparência nas abordagens policiais, proteger tanto os agentes quanto os cidadãos, e otimizar a apuração de ocorrências.

SECRETÁRIO DE SEGURANÇA FALA SOBRE REPASSE

Segundo o Secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, o investimento reflete o compromisso do governo estadual com o fortalecimento da segurança pública e a modernização da corporação.

"A implementação das câmeras corporais é um marco para a Polícia Militar, que agora passa a contar com um equipamento fundamental para promover mais segurança, tanto para a sociedade quanto para os nossos policiais. Esse investimento reforça nosso compromisso com a modernização e o respeito aos direitos fundamentais", destacou.

CONTEMPLAÇÃO EM EDITAL

A PMPI foi contemplada no edital dentro da categoria para estados com efetivo policial inferior a 20 mil agentes, concorrendo com outras unidades da federação. Os critérios definidos pela Senasp destacaram a viabilidade técnica do projeto apresentado pelo estado e a necessidade de modernização da segurança pública no Piauí.

A tecnologia das câmeras corporais é reconhecida por sua eficiência em reduzir conflitos, assegurar a transparência das ações policiais e melhorar a condução de investigações.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES