O político e ex-vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Alfredo Alberto Nunes Leal, faleceu aos 98 anos, na manhã desta quarta-feira (27). Segundo familiares, o velório será realizado na Funerária Pax União, localizada na Avenida Miguel Rosa, zona sul de Teresina, a partir das 9h.
O deputado estadual Wilson Brandão lamentou a morte do tio Alfredo Nunes. "Irmão da minha mãe, Lourdinha Brandão, tio Alfredo foi uma referência de vida marcada pelo compromisso com o bem comum", disse o político em sua página no Instagram.
"Hoje, nos despedimos de um homem cuja trajetória foi pautada pela ética, pelo trabalho e pela paixão por transformar vidas. Sua ausência será profundamente sentida por todos nós, mas sua memória permanecerá viva como exemplo de integridade, coragem e serviço ao próximo. Deixo aqui meu abraço solidário a todos os familiares e amigos que partilham deste momento de dor. Que Deus, em sua infinita bondade, possa confortar nossos corações e acolher o tio Alfredo em sua morada eterna", finalizou o deputado.
TRAJETÓRIA DE ALFREDO NUNES
Alfredo Nunes, natural do município de Regeneração (PI), foi odontólogo, advogado, desportista e político. Também teve atuação como promotor de Justiça em Teresina e delegado de Trânsito e Costumes.
Iniciou na política como vereador em Piracicaba pelo PSD em 1948, ganhando destaque como diretor do Instituto Estadual de Criminalística no governo Pedro Freitas (1951-1955). Foi diretor da Associação Comercial Piauiense, presidiu o Piauí Esporte Clube e a Federação de Futebol do Piauí em dois períodos (1960-1962 e 1963-1966). Eleito deputado estadual pelo Piauí em 1958, 1962 e 1966, já filiado à ARENA no último mandato.
Após a redemocratização, Alfredo ocupou cargos como secretário de Serviços Urbanos (1982-1983) e procurador-geral do estado no governo Hugo Napoleão. Presidiu novamente a Federação de Futebol do Piauí em 1985, mas perdeu a eleição para deputado estadual pelo PFL em 1986.
No cenário nacional, foi secretário de Educação Física e Desportos no governo Sarney e vice-presidente da CBF em 1989, representando a Região Norte. Em 2000, foi eleito prefeito de Regeneração pelo PTB, mas não se reelegeu em 2004.