Motoristas de aplicativo paralisam por melhores condições de trabalho

Protesto visa o fim das taxas abusivas e a garantia de benefícios e segurança para os profissionais do setor

Motoristas de aplicativo paralisam atividades nesta segunda-feira (15) | Divulgação/Whatsapp
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Nesta segunda-feira (15), motoristas de aplicativos em todo o Brasil realizam uma paralisação de 24 horas, conhecida como "day-off", em forma de protesto contra as condições de trabalho impostas pelas empresas de aplicativos. A manifestação teve início às 4h da manhã de hoje e deve se estender até as 4h desta terça-feira (16). 

Os motoristas de aplicativos reivindicam o fim da cobrança de taxas consideradas abusivas pelas empresas que operam o serviço e aprimoramento da operacionalização das corridas.

Em Teresina, capital do Piauí, os motoristas se concentraram em locais estratégicos para chamar a atenção das autoridades e da população. Condutores de veículos se uniram na Avenida Zequinha Freire e no balão do bairro São Cristóvão, na zona Leste, e na Avenida Miguel Rosa, na zona Sul. Além disso, também houve uma breve paralisação na Ponte da Primavera, localizada na zona Norte da cidade. O movimento provocou congestinamentos no sentido Leste. 

Balão do São Cristóvão | Av. João XXIII (Foto: Divulgação/Whatsapp)

Segundo o presidente da Cooperativa de Motorista por Aplicativos em Teresina, Érico Luiz dos Santos, a categoria demanda do poder público a concessão da isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), o aumento no valor mínimo das corridas, atualmente em torno de R$ 6, para pelo menos R$ 10, e uma revisão no valor pago por quilômetro rodado.

Outra questão defendida é a implantação de plataformas de embarque e desembarque nos pontos mais movimentados de Teresina. Eles reclamama da falta de projetos de mobilidade urbana que contemplem motoristas e entregadores de delivery.

"A situação é degradante pela falta de apoio, segurança e pela forma que esses profissionais são tratados. Motoristas e entregadores não conseguem arrecadar o suficiente para cobrir todos os custos que um veículo requer, além de enfrentar problemas sérios em locais movimentados da cidade, como a insegurança", falou Érico Luiz.

Além das demandas financeiras, os motoristas de aplicativos exigem a cobrança de um adicional para cada parada solicitada pelos passageiros durante uma corrida, como forma de valorizar o tempo e o esforço dedicados em atender a essas solicitações. 

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES