O Ministério Público do Piauí teria sido favorável à soltura do estudante de direito João Henrique Soares Leite Bonfim, preso em flagrante pelo acidente que matou o casal Francisco Felipe Oliveira Duarte, de 22 anos, e Laurielle da Silva Oliveira, de 27 anos. O acidente aconteceu no dia 1º de dezembro de 2024, na zona Leste de Teresina.
SOBRE A MANIFESTAÇÃO DO MP
Em manifestação de 13 de janeiro, o Ministério Público pediu a revogação da prisão preventiva do acusado, alegando que sua liberdade não oferece “risco direto à ordem pública”. O promotor destacou que, apesar da gravidade do ato, o réu não possui histórico de reincidência em crimes de sangue.
O promotor propôs substituir a prisão preventiva por medidas cautelares, incluindo comparecimento mensal em juízo, proibição de frequentar bares e ingerir álcool em público, recolhimento noturno, monitoramento eletrônico e suspensão da habilitação para dirigir.
Em entrevista para o programa Bom Dia, da TV Meio, a mãe da Laurielle, dona Antônia, disse que ficou sabendo dessa informação e que o sentimento é de revolta.
"Eu soube dessa notícia ontem, mas eu não estava acreditando, achei que fosse mentira, mas agora, estou vendo que é verdade. E isso causa uma revolta muito grande, disseram que ele ia ficar preso, e agora, tão dizendo que vão soltar, soltar para que, para ele matar mais gente, ele destruiu uma família, tem três crianças aqui, sem pai e sem mãe, por causa dele, aí agora ele vai viver a vida dele e os outros estão enterrados, tem que ter justiça, esse juiz não pode fazer isso, não pode deixar isso impune", disse.
Dona Antônia também falou da situação das três crianças que perderam os pais e acrescentou que até agora não recebeu nenhuma ajuda da família do estudante.
"As crianças estão bem, graças a Deus, as duas meninas estavam sofrendo um pouco, mas já estão se adaptando mais, mas elas ainda sofrem, elas choram. O bebê também melhorou, demorou um pouco mais para se adaptar, mas já melhorou. Com relação à ajuda do estudante, eu ainda não recebi nada, a única ajuda que eu estou tendo, é da população, todos estão me ajudando, muita ajuda de fraldas, leite, de alimentos, mas foi só da população."
SOBRE O ACIDENTE
O acidente ocorreu em 1º de dezembro de 2024, no cruzamento das avenidas Jockey e Nossa Senhora de Fátima, em Teresina. Laurielle da Silva e Francisco Felipe estavam em uma moto quando foram atingidos por um carro em alta velocidade, que avançou o sinal vermelho e derrubou um poste semafórico.
Laurielle morreu no local, e Francisco faleceu no dia 3 no HUT. João Henrique, motorista do carro, está preso preventivamente. Segundo a Polícia Civil, ele estava alcoolizado e portava drogas sintéticas.