A professora Nadir Nogueira venceu a consulta acadêmica para a eleição da reitoria da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O resultado parcial da votação foi divulgado na noite desta quarta-feira (15). A docente e seu parceiro de chapa, o professor Edmilson Moura, ficaram com 48,30% dos votos e devem ocupar o primeiro lugar da lista tríplice que será enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a quem cabe a nomeação final.
1ª VEZ EM 53 ANOS
A definição oficial da lista tríplice acontecerá nas próximas semanas em reunião dos conselhos universitários da instituição. Com 53 anos de fundação, essa é a primeira vez que a comunidade da UFPI escolhe uma mulher para ocupar o cargo de reitora.
Nadir e Edmilson formaram a Chapa 2, que carregou o lema Democracia, Reconstrução e Sustentabilidade. A dupla conquistou 6.647 votos de estudantes, professores e técnicos-administrativos.
50 MIL APTOS A VOTAR
Conforme dados da UFPI, estavam aptas a votar pelo menos 50 mil pessoas (47 mil estudantes vinculados à universidade, 1,6 mil professores e aproximadamente mil técnicos-administrativos). Urnas para votação foram distribuídas nos campi de Teresina, Picos, Floriano e Bom Jesus, além de mais de 50 cidades polos EAD.
CONCORRENTES
A Chapa 1 (Renovação com Autonomia e Humanidade), liderada pela candidata a reitora professora Lívia Nery e pelo candidato a vice-reitor pós-doutor Welter Cantanhêde, alcançou o segundo lugar com 3.228 votos, representando 34,85% do total.
A Chapa 3 (Juntos pela UFPI: Rumo a Novos Tempos), encabeçada pela professora Flávia Lorenne como candidata a reitora e pelo professor Viriato Campelo como vice, ficou em terceiro lugar ao receber 1.364 votos, equivalente a 16,84% da preferência expressa pelos eleitores.
PERFIL
Nadir Nogueira é graduada em Nutrição pela Universidade Federal do Piauí (1983) com mestrado e doutorado em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é professora Titular do Departamento de Nutrição na UFPI.
Sua experiência abrange a área de Nutrição, com foco em Análise Nutricional de População e Bioquímica da Nutrição, com ênfase em minerais e doenças crônicas não transmissíveis, bem como doenças inflamatórias intestinais (DII). Ela também desempenha o papel de docente permanente nos Programas de pós-graduação em Alimentos e Nutrição (mestrado e doutorado) e em Ciências e Saúde (mestrado) da UFPI.