No mês da mulher, Severo Eulálio reúne jornalistas no Café com Elas

O presidente Severo Eulálio promove Café com Elas na ALEPI para jornalistas que cobrem política, destacando a importância da participação feminina e o projeto Código Sinal Vermelho

Presidente da Alepi, deputado Severo Eulálio reúne jornalistas no Café com Elas | Thiago Amaral/Ascom Presidente da Alepi, deputado Severo Eulálio reúne jornalistas no Café com Elas | Foto: Thiago Amaral/Ascom
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realizou, nesta segunda-feira (24), o Café com Elas, um encontro com as profissionais de imprensa que fazem a cobertura política diária na Casa Legislativa. O evento, que aconteceu no lounge da ALEPI, foi conduzido pelo presidente da Mesa Diretora, deputado estadual Severo Eulálio (MDB).

Em entrevista, Severo destacou a importância da maior participação feminina no jornalismo e na política, ressaltando que as mulheres trazem uma visão única e sensível, capaz de captar detalhes que muitas vezes passam despercebidos pelos homens. E pontuou que hoje, as mulheres já são maioria na cobertura política no estado. 

“Assim como em diversas áreas, há algum tempo os homens dominavam, hoje estamos tendo essa mudança. É essencial, necessária, a participação da mulher em todas as áreas, e no jornalismo não pode ser diferente”

Severo mencionou ainda ao projeto de sua autoria, o Código Sinal Vermelho, que permite às mulheres fazer um pedido de ajuda silencioso, marcando um X vermelho nas mãos, seja em sociedade, ou em estabelecimentos e órgãos parceiros da iniciativa.  

Jornalistas assistem palestra sobre participação feminina na política brasileira - Foto: Thiago Amaral/Ascom

PALESTRA

Durante o café, a professora doutora Clarissa Maia falou sobre a evolução da legislação eleitoral e os avanços das mulheres na política. Ela lembrou conquistas históricas, como a atuação das deputadas constituintes da Bancada do Batom, mas reconheceu que ainda há sub-representação. Apesar disso, expressou otimismo, afirmando acreditar no potencial das mulheres para transformar a política com esperança e coragem.

Katya D’Angelles, coordenadora de Comunicação da Alepi, compartilhou sua perspectiva sobre as mudanças no cenário jornalístico. Ela celebrou o fato de as mulheres hoje serem maioria na cobertura política, contrastando com as dificuldades enfrentadas no passado, quando a presença feminina era menor e a resistência maior. Para ela, a influência atual das jornalistas é tão significativa que os políticos precisam se adaptar a essa nova realidade.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
logo do meio.com