Nove estudantes da rede estadual conquistam nota 980 em Redação

O Ceti João Henrique de Almeida foi responsável por quatro das nove notas 980 da Seduc.

Alunos da rede estadual | Divulgação
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) na última segunda-feira (13), evidenciam o bom desempenho dos estudantes das escolas da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) do Piauí. Das 10 notas 980 conquistadas por estudantes da rede pública, nove são de alunos da rede estadual.

O Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) João Henrique de Almeida Sousa, localizado no bairro Morada Nova, zona sul de Teresina, obteve um destaque especial. Entre os estudantes da 3ª série do Ensino Médio que prestaram o exame, 57% alcançaram nota igual ou superior a 900 na redação. Para a professora de redação, Iúna Paiva, o resultado é fruto do compromisso conjunto entre escola, alunos e suas famílias.

O Ceti João Henrique de Almeida foi responsável por quatro das nove notas 980 da Seduc. Dos 114 estudantes da 3ª série do Ensino Médio que participaram do Enem, 66 atingiram a marca de 900 pontos ou mais na redação. O envolvimento dos alunos com as atividades propostas pela escola foi apontado como um dos principais diferenciais para o bom desempenho.

“A dedicação dos professores e da direção foi essencial para atingirmos essa nota. A professora Iúna nos orientou sobre como elaborar uma redação bem estruturada, o que fez toda a diferença na nossa preparação”, destacou Jorge Magalhães, um dos estudantes a conquistar a nota 980. “Este é o reflexo de um trabalho de três anos. Acredito que é possível oferecer educação pública de qualidade, e vejo isso todos os dias na escola”, afirmou Iúna Paiva, professora do Ceti.

O pai de Jorge, José Luiz, expressou orgulho pela conquista do filho, lembrando que a confiança nas escolas da Seduc já vinha de antes, quando sua filha mais velha também foi aluna do Ceti e ingressou no ensino superior pelo Enem. "É uma alegria enorme. Parabenizo toda a equipe da escola e a Seduc pelo suporte dado ao meu filho ao longo dos últimos três anos", afirmou José Luiz.

Este ano, os alunos da Seduc também contaram com ferramentas de Inteligência Artificial (IA) e conteúdos em vídeo, disponibilizados pela Secretaria, com aulas ministradas pelos melhores professores da Rede Pública Estadual. Tayanna Borges, uma das alunas que alcançou nota 980 na redação, ressaltou a importância dessas ferramentas: “A IA me ajudou muito. Eu podia praticar minhas redações de forma autônoma, sem sobrecarregar a professora, que já se dedicava intensamente a nos orientar.”

O colega de Tayanna, Enzo Rodrigues, destacou também os simulados e preparatórios realizados ao longo do ano, que foram fundamentais para o bom desempenho. “Os preparatórios foram ótimos porque traziam simulados específicos para cada matéria do exame, com aulas dinâmicas dos melhores professores da rede pública”, contou.

Além disso, as escolas estaduais registraram um crescimento significativo no desempenho geral em relação ao Enem 2023, passando de 120 para 188 notas acima de 950 pontos na redação. O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, comemorou os resultados e destacou a importância das ações do Pré-Enem Seduc e do Laboratório de Redação.

“O desempenho reflete o trabalho das nossas escolas, potencializado pelas ações do Pré-Enem Seduc e pelo esforço dos nossos professores. O Laboratório de Redação desempenhou um papel fundamental, ajudando a melhorar a capacidade dos nossos alunos e gerando um aumento expressivo nas notas acima de 950 pontos”, concluiu o secretário.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES