Obras da Penitenciária de Picos seguem em ritmo acelerado; previsão para 2024

O estabelecimento penal contará com novas estruturas nas celas e pavilhões, o que possibilitará maior segurança.

Obras da Penitenciária de Picos seguem em ritmo acelerado. | Divulgação
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

As obras da Penitenciária José de Deus Barros, em Picos, que teve a assinatura da ordem de serviço para a reforma no mês de maio, tem prazo de conclusão de 360 dias. O secretário da Justiça, coronel Carlos Augusto, visitou, nesta quinta-feira (20), as obras da unidade penal e reafirmou o compromisso de transformar o sistema de cumprimento penal do Piauí.

O estabelecimento penal contará com novas estruturas nas celas e pavilhões, o que possibilitará maior segurança e, ainda, possibilidades de implantação de efetivas políticas públicas voltadas para a reinserção social das pessoas privadas de liberdade. A previsão é que a obra seja concluída em 2024.

“Estamos visitando as reformas da unidade penal que estava em uma situação grave na sua estrutura física.  Temos um compromisso em transformar o sistema de cumprimento penal do Piauí. Vamos fazer aqui uma unidade de cumprimento de pena que preencha todos os requisitos da Lei de Execuções Penais (LEP)”, frisou o Secretário da Justiça, coronel Carlos Augusto.

Obras da Penitenciária de Picos seguem em ritmo acelerado/ Divulgação

Além da unidade penal masculina do município, o secretário da Justiça visitou as instalações da Central Integrada de Alternativas Penais (Ciap). De acordo com o Governo do Estado, a penitenciária funciona por meio de parceria entre a Sejus, o Tribunal de Justiça e a Prefeitura de Picos.

“A Ciap tem o objetivo de acompanhar as pessoas que cumprem penas alternativas e medidas cautelares diversas da prisão. O município cedeu profissionais como psicólogos, assistentes sociais, assessores jurídicos e auxiliares administrativos que irão fazer a fiscalização por parte das pessoas encaminhadas pelos juízes criminais da Comarca, bem como encaminhar para a rede de apoio social das pessoas em vulnerabilidade”, destacou Geracina Olímpio, coordenadora da Ciap.

PM do Piauí realiza mudanças de comandos na capital e no interior

Através do Comando-Geral, a Polícia Militar do Piauí promoveu mudanças nos comandos de diversos batalhões, tanto na capital como no interior do estado. A portaria contendo as alterações foi assinada pelo comandante-geral Scheiwann Lopes no dia 18 de julho e posteriormente publicada na edição do Diário Oficial, datada da última quinta-feira (20).

Em Teresina, ficou estabelecido que o tenente-coronel Moreira Filho assumirá o comando do 1º Batalhão da Polícia Militar, posição anteriormente ocupada pelo tenente-coronel Wilton José. Este último foi designado para liderar o 13° BPM, que abrange a região da Grande Santa Maria da Codipi. Além disso, o 8° BPM será liderado pelo tenente-coronel Ronald Moura, enquanto o 6° BPM de Teresina terá a tenente-coronel Josilene Alves como comandante.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES