Onda de calor extremo deixa Teresina entre as 10 capitais em zona de risco

Inmet alerta que mais de 2,7 mil cidades podem sentir os impactos desse calor extremo

Alta temperatura | Reprodução/O Estado do Piauí
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Desde o início desta semana, uma onda de calor intensa atingiu diversas regiões do Brasil, com novos recordes de temperatura previstos, principalmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, enquadradas na zona de alerta vermelho do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Mais de 2,7 mil cidades podem sentir os impactos desse calor extremo, afetando diretamente 10 capitais federativas.

As temperaturas máximas previstas para as capitais variam entre 32ºC e 41ºC, com o aviso de onda de calor estendendo-se até sexta-feira (17/11).

Das 10 capitais que enfrentarão temperaturas próximas aos 40ºC, três estão na região Norte, quatro no Sudeste e duas no Centro-Oeste. No Nordeste, Teresina se destaca, pois é a única capital entre as cidades que podem atingir os 40ºC, com uma temperatura máxima prevista de 39ºC.

O Rio de Janeiro, por sua vez, pode quebrar novamente seu próprio recorde histórico, atingindo uma máxima prevista de 42 ºC. A capital carioca também pode registrar a maior variação de temperatura em relação à média prevista para novembro, com uma possível variação de 14 graus se os 42ºC se confirmarem.

Outras capitais, como Belo Horizonte, apresentam previsões que apontam para uma variação de 11 graus em relação à média mensal. A onda de calor persistirá ao longo da semana, com possibilidade de bater recordes históricos até esta quarta-feira (15), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

As 10 capitais beiram os 40 ºC:

Sudeste

  1. Belo Horizonte (MG): mínima de 21 ºC, máxima de 37 ºC;
  2. Rio de Janeiro (RJ): mínima de 25 ºC, máxima de 42 ºC;
  3. São Paulo (SP): mínima de 22 ºC, máxima de 37 ºC;
  4. Vitória (ES): mínima de 24 ºC, máxima de 37 ºC.

Centro-oeste

  1. Campo Grande (MS): mínima de 27 ºC, máxima de 36 ºC;
  2. Cuiabá (MT): mínima de 26 ºC, máxima de 39 ºC.

Nordeste

  1. Teresina (PI): mínima de 24 ºC, máxima de 39 ºC.

Norte

  1. Manaus (AM): mínima de 28 ºC, máxima de 38 ºC;
  2. Palmas (TO): mínima de 26 ºC, máxima de 38 ºC;
  3. Porto Velho (RO): mínima de 24 ºC, máxima de 37 ºC.

As autoridades recomendam à população medidas como ingerir bastante líquido, evitar atividades físicas e exposição solar nas horas mais quentes, utilizar hidratante e umidificador, e proteger-se contra os efeitos do calor intenso. Em casos de mal-estar, a orientação é procurar ajuda médica e acionar os serviços de Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais
Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES