Na manhã desta terça-feira (15), foi deflagrada a Operação 'Draco 158', nos bairros Parque Brasil II, Santa Maria da Codipi, Jacinta Andrade, Cidade Industrial e Alto da Ressurreição, em Teresina. A ação visa desarticular duas organizações criminosas que atuam na capital. Foram cumpridos 40 mandados de busca e apreensão e diversos mandados de prisão.
INVESTIGAÇÃO
Os investigados presos na operação de hoje tem envolvimento em diversos crimes como roubo, tráfico de drogas, porte ilegal de armas e homicídios, dentre outros. A operação também resultou na apreensão de materiais ligados às atividades criminosas. Um dos alvos da operação tinha como atividade, a fabricação de armas de fogo caseiras.
"Um dos presos na operação exercia o papel de 'Geral do Estado', que é como se fosse o grau máximo dentro da organização criminosa no âmbito estadual e o outro indivíduo, que era responsável pela fabricação das armas, tem esse conhecimento de metalúrgico, integra uma facção criminosa fazendo também a função de 'Disciplina' e tinha a responsabilidade de fabricar as armas caseiras", disse o delegado Charles Pessoa, coordenador do Draco.
QUEM PARTICIPOU DA OPERAÇÃO?
A operação, deflagrada pelo Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), contou com o apoio de várias unidades da segurança pública, incluindo BOPE, BEPI, FEISP, Diretoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública, Diretoria de Inteligência da Polícia Civil, além de unidades especializadas como DHPP, DENARC, DRFV, 3ª Seccional, 4º DP, 8º DP, 1º DP, LAB, e DPI.