A operação DRACO 49, deflagrada na manhã desta quarta-feira (12) pelo Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), prendeu seis pessoas suspeitas de envolvimento no incêndio de ônibus ocorrido em abril deste ano. Entre os presos estão dois homens que aparecem em vídeos postados nas redes sociais, onde ostentavam armas de fogo e ameaçavam criminosos rivais.
A operação tinha como objetivo dar cumprimento a mandados de busca e apreensão e prisão nos bairros Vila Mocambinho e Buenos Aires, na zona Norte de capital. A ação teve apoio da Polícia Militar do Piauí, do Poder Judiciário e do Ministério Público.
As diligências dão continuidade à operação realizada no dia 18 de abril deste ano, que resultou na prisão de 11 pessoas. A operação foi uma medida rápida e efetiva da polícia em resposta à ações onde criminosos, na época, promoveram dois incêndios nos bairros Mocambinho e Nova Teresina.
“Continuamos com as investigações e identificamos outras pessoas que tinham participação direta nos incêndios criminosos que aconteceram em abril deste ano, quando alguns ônibus foram queimados na zona Norte da capital. Os investigados também possuem vínculos com facções criminosas, o que nos faz seguir intensificando essas operações com o objetivo de desarticular essas células de facções criminosas que atuam no estado do Piauí”, declarou o delegado Charles Pessoa, coordenador do Draco.
Todos os presos serão encaminhados para a Central de flagrantes de Teresina para os procedimentos cabíveis.
ENTENDA O CASO
O Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (12), a Operação Draco 49 que cumpre 15 mandados de busca e prisão contra indivíduos suspeitos de integrar facções criminosas e de participar de incêndios a ônibus no mês de abril deste ano. As ações estão sendo realizadas na zona norte de Teresina.
Segundo informações apuradas pelo repórter Ivan Lima, da Rede Meio Norte, pelo menos seis pessoas foram presas durante a operação e foram encaminhadas à sede do Draco. Em entrevista ao Bom Dia Meio Norte, o coordenador do Draco, delegado Charles Pessoa, disse que a operação é fruto de investigação relacionada aos incêndios a ônibus que ocorreram no dia 18 de abril, na zona norte.
"A princípio são 15 mandados de busca e prisão na Vila Mocambinho e na região do bairro Buenos Aires. Essa operação é resultado de uma outra operação que deflagramos no dia 18 de abril, relacionado a alguns incêndios em alguns ônibus na região da zona norte e essa operação tem como foco desarticular essa célula dessa facção criminosa. Todos esses indivíduos, além de terem participação direta naqueles incêndios, eles também são membros de uma organização criminosa e com participação em alguns homicídios. É mais uma operação coordenada pelo Draco, com apoio da Polícia Militar, da Polícia Civil, da Inteligência e do Poder Judiciário, onde demonstramos que esses indivíduos não terão sossego por parte do sistema de segurança pública", disse o delegado.
Segundo informações da Polícia Civil, também foram presos dois homens que aparecem em vídeo postado nas redes sociais exibindo armas de fogo. A operação continua em andamento e novas prisões poderão ocorrer durante o dia.