Foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (16), a 20ª fase da Operação Interditados, com o objetivo de combater o comércio criminoso de aparelhos celulares no Piauí. Foram cumpridos 11 mandados, onde 4 lojas tiveram suas atividades econômicas suspensas. A ação ocorreu nas cidades de Teresina, Água Branca e Altos.
INVESTIGAÇÃO
Durante a operação, foram cumpridos 7 mandados de busca e apreensão em lojas e endereços residenciais de proprietários de lojas físicas e virtuais, envolvidas na comercialização de peças e aparelhos celulares, produtos de crime.
Os lojistas estão sendo investigados por receptação qualificada. Esta prática, além de alimentar o ciclo criminoso, implica na participação em esquemas organizados, ampliando o impacto negativo na sociedade.
A Operação Interditados contou com esforços empreendidos pela Superintendência de Operações Integradas (SOI) da Secretaria de Segurança Pública, com ação coordenada pela Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP).
REDUÇÃO DE APARELHOS ROUBADOS
Uma análise comparativa entre os primeiros meses de 2023 e o mesmo período de 2024 revelou uma significativa redução de 44% nos roubos e furtos de dispositivos celulares no Piauí, acompanhada por um aumento de quase 200% na recuperação de celulares, segundo a Secretaria de Segurança Pública.