O secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, esteve reunido na manhã de hoje(15) com os representantes das Forças de Segurança Pública para planejar as ações de combate à violência neste fim de ano, como a operação Silêncio e Paz, que será lançada na noite desta sexta-feira(17).
A operação visa fiscalizar o funcionamento de bares e restaurantes em Teresina, a fim de evitar crimes e acidentes decorrentes do consumo álcool e outras drogas. A ação terá o apoio da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e outras instituições.
''Estamos discutindo as últimas três quinzenas do ano. Os 45 dias finais, principalmente as operações que vamos empreender para manter a segurança no Estado do Piauí e manter esses números que têm melhorado significamente, principalmente em Teresina. Uma das estratégias que vamos lançar no final de semana é a 'Operação Silêncio e Paz'. Vamos fiscalizar aquilo que é o maior número de ocorrências dentro do nosso atendimento de emergência, que é a pertubação do sossego público e que dela decorrem outros tantos crimes graves como homicídios principalmente após bebedeira e uso de drogas. Nós iremos fiscalizar a questão do horário de funcionamento dos bares e restaurantes'', afirmou o secretário Chico Lucas.
Governo inaugura nova Unidade Integrada da Segurança Pública em Teresina
O Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria de Segurança Pública, inaugura na quinta-feira (16) a nova Unidade Integrada da Segurança Pública (UISP), no complexo turístico do Cabeça de Cuia, no Encontro dos Rios, na zona Norte de Teresina. A solenidade ocorrerá às 7h, com a presença do governador Rafael Fonteles, do secretário de segurança Chico Lucas e demais autoridades.
O local, considerado um dos pontos turísticos mais visitados da capital, passará a contar com o reforço de policiais militares, civis e bombeiros, com atendimento 24 horas. O local também servirá como base de apoio para o policiamento fluvial, através do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA), onde serão realizadas ações educativas, patrulhamento preventivo para a preservação, fiscalização e combate aos crimes ambientais.