O Padre Antônio Primo da Costa faleceu aos 85 anos de idade na manhã desta sexta-feira (21), em hospital particular de Teresina. O atual pároco do município de Novo Santo Antônio-PI, a 58 km de Campo Maior estava internado há três dias no hospital, lutando contra complicações cardíacas. Infelizmente, o estado de saúde do sacerdote se complicou, resultando em seu falecimento.
Nascido no dia 15 de maio de 1938 na localidade Madeira Cortada município de José de Freitas-PI, o Padre foi levado para Novo Santo Antônio, onde foi realizado o velório e celebrada uma missa de corpo presente na Igreja de Santo Antônio. Em seguida, o corpo será levado para sua cidade natal, onde também ocorrerão três missas em sua homenagem na Igreja de São Francisco.
A primeira missa está programada para às 00h00 deste sábado (22), seguida por outra às 6h30 e a terceira, cujo horário ainda será estabelecido, será celebrada pelo Bispo de Campo Maior, Dom Francisco Gabriel. Após as celebrações religiosas, o corpo do sacerdote será sepultado em José de Freitas.
O Prefeito de José de Freitas, Roger Linhares, prestou condolências a familiares e amigos em suas redes sociais. De acordo com ele, o Padre Primo era um grande amigo e que ele deixará um grande legado de dedicação à vida pastoral e política para a população. Nos comentários da publicação, a população deixou mensagens de carinho pelo sacerdote.
“Com muita tristeza recebi a notícia do falecimento de meu grande amigo Padre Primo, que nos deixou na manhã desta sexta feira. Padre Primo deixa um grande legado de dedicação a vida pastoral e política para nossa população.
O seu ministério era sua missão divina e ele sempre foi um servo fiel e dedicado em pregar aos desejos e anseios do criador para as nossas vidas e foi através da palavra que guiou e orientou aqueles que por vezes se afastaram do bom caminho.
Que Deus, Nosso Senhor, o receba em sua nova morada. Nesse momento de dor, nos solidarizamos com seus familiares e amigos.” disse o prefeito em postagem.
A Diocese de Campo maior publicou uma Nota de Condolência, onde afirmou que o sacerdote foi ordenado Diácono Permanente pelo Bispo Dom Abel no dia 31 de dezembro de 1996 e exerceu seu ministério por 27 anos na paróquia de Nossa Senhora do Livramento, José de Freitas-PI.