Carlos Barbosa dos Santos, 33 anos, foi preso na sexta-feira (29) na cidade de Morro Cabeça no Tempo, no Sul do Piauí, suspeito de estuprar as filhas de 10 e 8 anos de idade. A família é natural de Pilão Arcado, Bahia.
Segundo o comandante do Grupamento de Polícia Militar (GPM) do município, Osires de Carvalho, a mãe das meninas, identificada apenas como Edivania, cometeu suicídio no ano passado após descobrir que as filhas estavam sendo violentadas. Desde então, as duas ficaram sob a guarda do homem.
COMO FOI FEITA A DENÚNCIA
A denúncia partiu da filha mais velha, de 16 anos, que mora com a avó materna na cidade. Na manhã de sexta-feira (28), a adolescente abordou os policiais nas proximidades de uma padaria e contou que suas irmãs estavam sendo violentadas sexualmente pelo pai. Ela estava acompanhada das vítimas.
"Decidimos nos afastar da circulação de pessoas e perguntar às meninas mais sobre o caso. A do meio, de 10 anos, disse que o pai abusava dela e da irmã menor, de 8 anos, diariamente. Ele ainda as ameaçava de morte caso contassem a alguém", relatou.
PARADEIRO DO SUSPEITO
A adolescente revelou que o pai estava em uma quadra de esportes da cidade. Os policiais foram até o local e encaminharam Carlos e as vítimas, com o auxílio do Conselho Tutelar, para a delegacia da cidade de Curimatá, a pouco mais de 270 km de Morro Cabeça no Tempo.
Para os policiais, a menina de 8 anos relatou que, além de sofrer violência sexual, também era forçada a trabalhar na roça, carregando lenha e água na cabeça e impedida de estudar. Ela ainda narrou que ela e a falecida mãe viram a irmã de 10 anos ser estuprada pelo pai.
SEGUNDA DENÚNCIA
Ao investigarem o caso, os policiais descobriram que não era a primeira vez que as vítimas pediam ajuda. No ano passado, a irmã mais velha já havia relatado que as mais novas estavam sendo abusadas pelo pai na época em que moravam na zona rural de Pilão Arcado, na Bahia.
Conforme investigações da polícia, a família da mãe das crianças contou que ela cometeu suicídio no ano passado ao saber dos abusos que as filhas sofriam. "Desde então, as crianças ficaram com Carlos. A avó materna das crianças mora em Morro Cabeça no Tempo e com ela vive a adolescente. Há algum tempo, a adolescente, acompanhada da avó, entrou em contato com o Conselho Tutelar de Morro Cabeça no Tempo e de Pilão Arcado, mas não foi possível localizar o homem pois ele estava em um lugar isolado", disse o policial Osires.
Carlos Barbosa está preso por estupro de vulnerável na Delegacia de Polícia Civil de Curimatá.