Os pais da estudante Janaína Bezerra, morta em janeiro de 2023 dentro da Universidade Federal do Piauí (UFPI), manifestaram indignação após a defesa de Thiago Mayson da Silva Barbosa, condenado por matar e estuprar a estudante de jornalismo Janaína Bezerra, solicitar a redução de sua pena. Atualmente, ele cumpre 18 anos e seis meses de prisão pelo estupro e assassinato da jovem.
PAI FAZ APELO
Adão Bezerra, pai da vítima, fez um apelo para que as autoridades mantenham a pena de Thiago Mayson. "Eu peço para que o juiz e os advogados me ajudem como estão ajudando, já estão ajudando muito bem, dizem que vai dar tudo certo. Continuo esperando por Justiça, pois esse crime não pode ficar impune. Esse s* não fazer isso com outras pessoas mais. Tenho certeza que onde ele tá, ele tá ouvindo tudo isso”, contou ao repórter Saymon Lima.
Maria do Socorro Silva relatou que a dor da perda segue presente em sua vida diariamente. “Dois anos de sofrimento e espera para que esse desgraçado pague pelo que fez com a minha filha. Esse mês era para ela estar comemorando o último período do curso. Todo dia eu penso nisso, choro dia e noite. Minha filha estava feliz demais”, disse Maria do Socorro.
Thiago foi oficialmente expulso da UFPI em novembro deste ano. A decisão de desligá-lo da instituição foi assinada pelo então reitor Gildásio Guedes no dia 19 de novembro, um dia antes de deixar o cargo, e publicada no dia 21, quase dois anos após o crime.
SONHO INTERROMPIDO
Janaína, de 21 anos, era estudante de jornalismo e a primeira da família a ingressar na universidade. Ela sonhava em se formar e trabalhar na televisão, além de proporcionar melhores condições de vida para os pais.
“Ela estudou a vida inteira, e o que recebemos foi a minha filha morta. O sonho dela era nosso também, e tudo foi destruído. Agora estamos lutando pelas duas filhas que ficaram conosco”, disse a mãe.
“É uma dor que não passa. Todo dia eu sinto falta dela, saudade. Janaína era uma menina alegre, dedicada à nossa família. Só quero justiça, não quero que outras mães passem pelo que estamos passando", continuou a mulher.
A equipe do programa Ronda Campeão, apresentado por Silas Freire, arrecadou R$ 7 mil para ajudar a família de Janaína. O valor foi usado para reformar dois quartos das outras filhas do casal. “Os colegas dela, que são repórteres, também nos apoiam. Eles sempre nos dão força, e sou muito grata por isso”, disse Maria do Socorro.
O CASO
Janaína Bezerra foi assassinada dentro de uma sala da UFPI em janeiro de 2023. O crime chocou o estado e gerou comoção nacional. O julgamento, que levou dois anos para ser concluído, resultou na condenação de Thiago Mayson a 18 anos e seis meses de prisão.