Piauí aumenta participação na indústria da região Nordeste, aponta IBGE

Os dados são da Pesquisa Industrial Anual (PIA), que apontou o Valor da Transformação Industrial (VTI)

Avalie a matéria:
Piauí aumenta participação na indústria da região Nordeste | Foto: Reprodução

O IBGE divulgou indicadores da produção industrial do país, divulgados na Pesquisa Industrial Anual (PIA), referente ao ano de 2022. Dentre esses indicadores temos o do Valor da Transformação Industrial (VTI), resultado aritmético da diferença entre o valor bruto da produção industrial e o do custo das operações industriais. 

O estado do Piauí apresentou um crescimento de 0,4 ponto percentual entre os anos de 2013 e 2022, passando de 1,6% de participação no VTI total da região Nordeste em 2013, para 2,0% do VTI em 2022. Apesar desse crescimento na participação regional, o Piauí registrava a menor participação dentre os estados do Nordeste. 

Outros quatro estados também registraram aumento: Ceará (+0,1 p.p.), Rio Grande do Norte (+1,1 p.p.), Maranhão (+1,6 p.p.), e Pernambuco, que cresceu 6,5 pontos percentuais.

Por outro lado, quatro estados apresentaram queda na participação do VTI no período: Alagoas (-0,7 p.p.), Paraíba (-1,7 p.p.), Sergipe (-1,7 p.p.), e a Bahia, que registrou a maior queda de participação no VTI da região Nordeste, com menos 5,7 pontos percentuais.

Apesar da queda expressiva na participação regional da indústria, a Bahia permaneceu com 36,1% do Valor de Transformação Industrial (VTI) da região Nordeste, o maior indicador, seguido de Pernambuco, com 23,5% de participação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES