Piauí e mais seis estados serão atingidos por vendaval, alerta INMET

O Instituto emitiu alerta para o Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Bahia.

Região Nordeste com risco de vendaval | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Sete estados do Nordeste brasileiro devem ser atingidos por vendaval entre a tarde desta quinta-feira (10) e noite de sexta-feira (11), segundo alertou o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). O Instituto emitiu alerta que abrange regiões de sete estados Nordeste. São eles: Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Bahia. No Piauí, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) informou que 92 municípios serão atingidos pela condição. 

"O alerta será válido para os municípios das mesorregiões sudeste e centro-norte. A SEMARH informa ainda que existe a probabilidade de intensificação dos mesmos até dia 11 de agosto. Os 92 municípios alertados devem estar atentos as orientações descritas neste alerta. A SEMARH informa que se faz necessário atentar-se as atualizações das condições ventosas através do site www.semar.pi.gov.br/boletins-meteorologicos", informou o órgão em boletim meteorológico emitido nesta quinta-feira (10).

Segundo o aviso, com grau de severidade perigo potencial (alerta amarelo), ventos podem variar entre 40 km/h e 60 km/h. A situação deve ser de alerta pelo menos até as 20 horas desta sexta-feira (11).  O INMET orienta que, em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).

Na última sesta segunda-feira (7), o INMET divulgou a previsão do tempo para as próximas duas semanas. Segundo o Instituto, entre os dias 7 e 14 de agosto, altas temperaturas, tempo seco e baixa umidade devem predominar em praticamente toda a semana, na maior parte do País, principalmente, em áreas centrais e interior da Região Nordeste. Maiores acumulados de chuva são previstos no noroeste do País, além de áreas da Região Sul.

Já para a próxima semana, a segunda do mês de agosto (entre os dias 15 a 22), espera-se grandes acumulados de chuva maiores que 40 milímetros (mm) em áreas do leste da Região Sul, além de áreas do noroeste do País e entre os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Contudo, em grande parte do Brasil Central e interior do Nordeste há previsão de tempo seco e sem chuvas ao longo da semana.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES