O estado do Piauí destaca-se como uma exceção na região do Matopiba, ao registrar uma diminuição nos índices de desmatamento no bioma Cerrado. Em âmbito nacional, dos 13 estados que abrigam essa vegetação, o Piauí figura entre os cinco que apresentaram uma redução na supressão vegetal. Esses dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
O Matopiba, que engloba os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, é caracterizado pela vegetação de Cerrado e é considerado a última fronteira agrícola do país, com notável potencial, especialmente para o cultivo de soja.
As informações são provenientes do mapeamento realizado pelo INPE por meio do projeto Prodes Cerrado, que tem como objetivo monitorar o desmatamento nesse bioma. Conforme os resultados referentes a 2023, o Piauí registrou uma variação de -5,5% na área desmatada, totalizando 61,27 km². Além do Piauí, os estados de Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais e São Paulo também apresentaram redução na supressão do Cerrado. Esses números posicionam o Piauí como o único estado na região do Matopiba a demonstrar uma redução na área desmatada.
Esses dados são resultados do investimento e esforços do Governo do Estado na manutenção e preservação do meio ambiente, em especial o cerrado piauiense. Somente no primeiro semestre de 2023, houve um crescimento de 166% na fiscalização, refletindo na diminuição em 59%, enquanto o número de áreas embargadas cresceu 1.484,87% e o de multas lavradas aumentou 767%.