No primeiro dia de aplicação de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o realizado no domingo (5), o Piauí registrou, a 5ª menor taxa de abstenção do país. Segundo informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), dos 99.644 inscritos, 26% não compareceram aos locais de aplicação.
O Piauí ficou atrás dos estados de Sergipe (24,6%), que teve a menor taxa de abstenção do Brasil, Rio Grande do Norte (24,9%), Ceará (25,1%) e Rio Grande do Sul (25,6%). As provas realizadas no primeiro dia foram de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias e a redação.
No próximo domingo (12), os candidatos irão fazer provas de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.
INCIDENTES PELO PAÍS
Segundo o balanço apresentado por Santana, o primeiro dia de provas do Enem 2023 teve 4.293 candidatos eliminados por violações, como portar equipamento eletrônico, ausentar-se da sala antes do horário permitido (15h30), utilizar impressos e não atender orientações dos fiscais. Todas essas regras estão previstas no edital. Também foram contabilizados 905 candidatos que tiveram problemas durante a aplicação das provas, que envolveram emergências médicas, interrupções temporárias de energia e desabastecimento de água.
Estudantes que foram prejudicados por condições climáticas e problemas de logística, e também aqueles que foram alocados em locais de prova em distância maior do que a previsão do edital (30 quilômetros), poderão solicitar a reaplicação das provas para os dias 12 e 13 de dezembro. Os casos de doenças e questões de saúde que impediram a realização da prova também dão direito à reaplicação. O requerimento será disponibilizado pelo Inep.