![Feminicídio | Reprodução](/uploads/imagens/2025/1/29/webp/piaui-registra-aumento-de-42-9-em-casos-de-feminicidio-52a23c20-cfee-48e6-b88e-da2b524e073f.jpg.webp)
Dados levantados pelo Relatório Anual da Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Piauí revelam que o estado registrou 40 casos de feminicídio em 2024, o que representa um aumento de 42,9% em relação ao ano anterior.
O QUE É FEMINICÍDIO
O feminicídio é caracterizado pelo assassinato de uma mulher em razão de seu gênero, geralmente vinculado à violência doméstica ou à discriminação.
As políticas de combate à violência contra a mulher avançaram desde que a Lei Maria da Penha foi criada, segundo especialistas em segurança pública.
PROTEÇÃO DE VÍTIMAS
Em outubro de 2024, a legislação sobre o crime foi endurecida, estabelecendo penas entre 12 e 30 anos de reclusão. Além disso, a punição pode ser aumentada em um terço caso a vítima estivesse grávida ou se o crime ocorresse na presença de filhos ou pais.
As vítimas têm proteção garantida por lei, e as redes de acolhimento ganharam mais estrutura com atendimento psicológico e social para que as vítimas saiam da situação de violência. Mas ainda existe um grande desafio: fazer com que mais mulheres procurem ajuda antes que o pior aconteça.