O Piauí registrou mais duas mortes causadas pela dengue e chega a 18 o total de óbitos em 2024. A informação é do painel temático da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). As vítimas são duas mulheres, uma de 86 anos, da cidade de Esperantina e outra, de 53 anos, da cidade de Jerumenha.
Segundo o painel, o Piauí possui cinco mortes em investigação. Foram registrados até o momento 11.891 casos prováveis de dengue, com 55% dos pacientes do sexo feminino e 45% do sexo masculino.
O município de Bom Jesus, no sul do Piauí, segue registrando o maior número de óbitos, 7 no total, seguindo de Teresina com 3 e Baixa Grande do Ribeiro e Esperantina, cada um com dois. As cidades de João Costa, Manoel Emídio, Floriano e Jerumenha, registraram um óbito cada.
CUIDADOS COM O AEDES AEGYPTI
Conhecendo o ciclo de vida e os hábitos do Aedes aegypti, podemos tomar medidas para combatê-lo e evitar a transmissão de dengue, zika, chikungunya e febre amarela. O uso de repelentes reduz as chances de picadas, mas não afeta a infestação de mosquitos. Portanto, é mais eficaz eliminar os criadouros do inseto e reforçar a proteção individual.
1. Atente-se aos vasos de plantas
Coloque areia até a borda dos pratinhos para evitar o acúmulo de água. Alternativamente, lave-os uma vez por semana com sabão e escova.
2. Livre-se de objetos que acumulam água
Dê o destino correto a latas, garrafas, potes, pneus e qualquer outro tipo de objeto que possa servir como criadouro, optando pela reciclagem sempre que possível.
3. Armazene garrafas da forma correta
Se você deseja guardar garrafas e outros objetos que podem acumular água, armazene-os tampados ou com a boca para baixo.
4. Evite a contaminação de calhas e caixas-d’água
As calhas devem ser mantidas desobstruídas e livres de folhas e galhos, enquanto a caixa-d’água deve estar sempre bem tampada.
5. Higienize recipientes que armazenam água
Tanques, barris e tonéis utilizados para guardar água da chuva, por exemplo, devem ficar tampados e ser higienizados semanalmente com escova e sabão. As piscinas devem ser tratadas com cloro.
6. Tenha cuidado com o lixo
Amarre bem as sacolas e deposite-as em lixeiras fora do alcance de animais. Não jogue lixo em terrenos baldios.
7. Utilize proteção individual
As medidas coletivas de proteção podem ser complementadas com cuidados como o uso de repelentes e inseticidas, a instalação de mosquiteiros e telas em portas e janelas e a preferência por roupas de mangas compridas.
Dengue pode matar: ao ter sintomas, procure um médico
Os sintomas iniciais da dengue são vagos, incluindo febre, dor de cabeça, náuseas, vômitos, manchas vermelhas na pele e dores nas articulações e músculos, o que dificulta sua distinção de outras doenças. Além de identificar o Aedes aegypti e prevenir sua proliferação, é essencial estar atento aos sintomas e buscar assistência médica imediata para o tratamento adequado.