Miguel Leão, o município menos populoso do Piauí, com apenas 1,3 mil habitantes, está provando que a tecnologia pode revolucionar o acesso à saúde. Através do programa Piauí Saúde Digital, a cidade oferece consultas com especialistas como psiquiatras, nutricionistas, ginecologistas, neurologistas e endocrinologistas, por meio da telemedicina.
Antônio Pereira, ex-ajudante de pedreiro, é um exemplo da transformação que o programa trouxe para a vida dos moradores. Ele sofria de uma alergia ao cimento que o obrigou a abandonar o trabalho. Após buscar ajuda na Unidade Básica de Saúde (UBS) vereador Cornélio Francisco, ele foi diagnosticado e acompanhado por uma dermatologista através da teleconsulta.
“A costeira era tão grande que às vezes me incomodava de uma tal maneira que para mim trabalhar com essa com esse dedo aqui era preciso botar numa luva porque de tanto eu coçar feria. Não é fácil não, conviver com esse tipo de problema não. [...] Eu vi a oportunidade de estar aqui quando os meus amigos falaram que tinha uma sala digital aqui em Miguel Leão. [..] Fui atendido muito bem, fui medicado e tive êxito”, afirmou Antônio Pereira.
Cláudia Barroso, de 54 anos, também se beneficiou do programa. Ela sofria de tonturas e dores de cabeça e, após ser encaminhada por um clínico geral, teve a oportunidade de consultar uma neurologista.
"Eu já havia sentido umas tonturas e aí eu constei com o médico acho que ele passou uns remédios, né? Mas aí, eu passava, mas depois eu voltava a sentir novamente. Resolvi procurar. Mais perto também para a gente se dirigir até aqui. Não precisa se deslocar daqui para Teresina", relata Cláudia.
O PROGRAMA
O programa Piauí Saúde Digital, implantado em julho de 2024, pelo Governo do estado, através da Secretaria do Estado de Saúde, já contabiliza mais de 300 atendimentos na cidade. O objetivo principal é levar saúde pública de qualidade através da transformação digital, quebrando barreiras econômicas, físicas e sociais.
“A gente consegue hoje dar o atendimento aqui e levar o paciente somente para Teresina para fazer os exames posteriormente marcar o seu retorno no Saúde Digital com seu especialista e mostrar os seus exames. Isso trouxe uma dinâmica para o nosso município, uma melhoria, pode-se dizer, 100%”, destacou Geovani Melo, Secretário de Saúde de Miguel Leã
TV MEIO APRESENTA SÉRIE DE REPORTAGENS
A TV Meio preparou uma série de matérias especiais contando sobre a proposta do projeto de conectar os habitantes de cada canto do estado e garantir atendimento de qualidade sem barreiras. As reportagens estão sendo exibidas nos programas Bom dia Meio, Agora Piauí e Patrulha.
O repórter Helder Felipe juntamente com os cinegrafistas Cleiton Pereira e Anderson Veloso, percorreram mais de 2.500 km de norte a sul do território piauiense, visitando 11 municípios.