Piauí será sede da Conferência Internacional de Tecnologias e Energias Renováveis

O evento está previsto para acontecer entre os dias 3 e 5 de junho deste ano, no Centro de Convenções de Teresina (CCT)

Autoridades durante lançamento da CITER | Raissa Morais
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O governo do Piauí lançou nesta quinta-feira (18), no Palácio de Karnak, em Teresina, a Conferência Internacional de Tecnologias das Energias Renováveis (CITER). O evento está previsto para acontecer entre os dias 3 e 5 de junho deste ano, no Centro de Convenções (CCT) da capital.

DO QUE SE TRATA: A conferência terá como tema central "As Tecnologias das Energias Renováveis no Contexto da Transição Energética Global Justa e Sustentável". O evento é promovido com a chancela da Organização das Nações Unidas (ONU).

O principal objetivo é promover diálogos entre os setores da sociedade e fomentar o compartilhamento de conhecimentos sobre as mais recentes tecnologias e inovações, com ênfase no papel do hidrogênio verde na transição energética global.

AUTORIDADES FIRMARAM COMPROMISSO: Participaram da solenidade de lançamento o governador do Estado do Piauí, Rafael Fonteles, o Vice-Presidente de Energias Renováveis e Hidrogênio Verde, Ricardo Castelo, o Representante-Residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD-ONU), Claudio Providas, e a Presidente do Instituto de Cooperação Internacional para o Meio Ambiente (ICIMA), Ana Paula Moura Rodrigues, além de outras autoridades.

Durante a cerimônia, foi assinado o Memorando de Entendimento, com a finalidade de firmar a parceria entre os co-realizadores da Conferência.

“Estamos promovendo esse momento aqui do nosso estado, porque sim, ele corrobora tudo aquilo que nós temos falado ao longo dos últimos 15 meses. Nós temos que aproveitar nossas operações e a vocação do Piauí para a sustentabilidade energética. A transição energética é mais do que óbvia. Nós precisamos fazer acontecer em benefício do nosso povo, do nosso povo", comentou o governador Rafael Fonteles.

Governador Rafael Fonteles (Foto: Raissa Morais)A conferência também busca contribuir para elevar a consciência da sociedade sobre as consequências do avanço das mudanças climáticas e incentivar o debate sobre a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU e as metas do Acordo de Paris, lembrou o representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil, Claudio Providas.

 Representante do PNUD no Brasil, Claudio Providas (Foto: Rafael Fonteles)

“O Piauí está no momento a criar o futuro hoje, no presente. Essa conferência não é só uma conferência sobre energia para nós. É um momento histórico, um momento em que estamos mais da metade da Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis e o mundo não está mais certo. Os Estados estabeleceram seus objetivos, que são mínimos, para que o mundo se torne o mais sustentável possível. O que estamos fazendo hoje é garantido um nfuturo para nós”, falou.

PROGRAMAÇÃO DA CITER: O evento contará com várias atividades dentro das temáticas de tecnologias e energias renováveis, incluindo painéis de debate, Feira de Negócios de Energias Renováveis, espaços de networking, atividades de Popularização da Ciência, atividades de Educação Ambiental, atividades Culturais e visitas técnicas, destacou Ana Paula Moura Rodrigues, presidente do Instituto de Cooperação Internacional para o Meio Ambiente.

Ana Paula Moura Rodrigues, presidente do Instituto de Cooperação Internacional para o Meio Ambiente (Foto: Raissa Morais)

Enio Pontes, curador da CITER e professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), reforçou que toda a sociedade precisa estar ciente do impacto que o hidrogênio verde trará na geração de novos empregos, oportunidades e negócios, além de atrair novas empresas. Enio Pontes, curador da CITER (Foto: Raissa Morais)

 Enio Pontes, curador da CITER (Foto: Raissa Morais)“Essa conferência traz uma discussão sobre as diversas fontes de energia, as energias renováveis e, principalmente, a questão do hidrogênio verde. Estaremos aqui trazendo pesquisadores e empresas dos mais diversos atores relacionados à questão das energias renováveis. Todos estarão conosco no Piauí discutindo toda essa questão ambiental”, disse Enio Pontes.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES