Piauí tem 29 municípios em estado de alerta para a dengue; dois em situação de risco

O Piauí ainda possui 29 municípios em estado de alerta, dois em situação de risco para a dengue, segundo a SESAPI.

Combate à dengue nos municípios do Piauí | Divulgação
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Dados da 3ª etapa da pesquisa entomológica LIRAa/LIA de 2024 apontam que, dos 221 municípios piauienses que participaram do levantamento, 190 atingiram o nível satisfatório contra a proliferação da dengue e chikungunya. Contudo, o estado ainda possui 29 municípios em estado de alerta, dois em situação de risco, e três municípios não enviaram os dados solicitados.

PESQUISA 

A pesquisa foi realizada nos meses de setembro e outubro. Os municípios em situação de risco para a ocorrência de surto ou epidemia de arboviroses são Alagoinha do Piauí e Morro Cabeça no Tempoque apresentaram índice de infestação predial (IIP%) igual ou superior a 4%. A pesquisa verifica o índice de infestação predial dos municípios para a presença de larvas do Aedes aegypti e do Aedes albopictus.

MONITORAMENTO

Os resultados da pesquisa ajudam a Sesapi a entender o perfil do estado em relação às larvas desses vetores, permitindo uma melhor tomada de decisão e apoio aos municípios. 

"Precisamos que todos participem desse trabalho de forma conjunta para melhorar o combate aos transmissores dos mosquitos nas nossas cidades. Teremos mais uma etapa da pesquisa ainda este ano e esperamos melhorar ainda mais os índices do Piauí", afirma a coordenadora de Epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa.

ÚLTIMA ETAPA DE 2024

A última etapa da pesquisa de infestação predial de 2024 terá início no próximo dia 11 de novembro, e os municípios terão até o dia 6 de dezembro para encaminhar as informações e os dados à Sesapi.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES