O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo, de perigo potencial, referente a chuvas intensas em 64 cidades do Piauí. Conforme o órgão, a previsão é de precipitação de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia.
Segundo o órgão, a previsão alerta ainda para ventos intensos, de 40 a 60 km/h, nesses municípios. O Inmet, em seu relatório, aponta para o risco, ainda que baixo, de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
A orientação do órgão é que, em caso de rajadas de ventos, não procurar abrigo debaixo de árvores devido o risco de queda e descargas elétricas. Também é recomendado evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Em caso de emergência, acionar a Defesa Civil pelo 199 e/ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Veja as cidades com alertas de chuvas
- Alvorada do Gurguéia
- Anísio de Abreu
- Antônio Almeida
- Avelino Lopes
- Baixa Grande do Ribeiro
- Barreiras do Piauí
- Bertolínia
- Bom Jesus
- Bonfim do Piauí
- Brejo do Piauí
- Canavieira
- Canto do Buriti
- Capitão Gervásio Oliveira
- Caracol
- Colônia do Gurguéia
- Coronel José Dias
- Corrente
- Cristalândia do Piauí
- Cristino Castro
- Curimatá
- Currais
- Dirceu Arcoverde
- Dom Inocêncio
- Eliseu Martins
- Fartura do Piauí
- Flores do Piauí
- Gilbués
- Guadalupe
- Guaribas
- Itaueira
- Jerumenha
- João Costa
- Júlio Borges
- Jurema
- Lagoa do Barro do Piauí
- Landri Sales
- Manoel Emídio
- Marcos Parente
- Monte Alegre do Piauí
- Morro Cabeça no Tempo
- Pajeú do Piauí
- Palmeira do Piauí
- Parnaguá
- Pavussu
- Pedro Laurentino
- Porto Alegre do Piauí
- Redenção do Gurguéia
- Riacho Frio
- Ribeira do Piauí
- Ribeiro Gonçalves
- Rio Grande do Piauí
- Santa Filomena
- Santa Luz
- São Braz do Piauí
- São Gonçalo do Gurguéia
- São João do Piauí
- São Lourenço do Piauí
- São Raimundo Nonato
- Sebastião Barros
- Sebastião Leal
- Socorro do Piauí
- Tamboril do Piauí
- Uruçuí
- Várzea Branca
São Paulo, Rio de Janeiro e mais 5 capitais podem ter recorde de frio
Uma frente fria se deslocou pelo centro-sul do Brasil nesta semana, trazendo chuva e ar frio de origem polar. A temperatura baixou em toda a Região Sul, e espera-se uma queda acentuada em várias áreas dos estados do Sudeste e Mato Grosso do Sul nos próximos dias. A nebulosidade e a chuva estão contribuindo para a diminuição da temperatura nessas regiões.
O ar frio de origem polar continuará afetando o clima do centro-sul do Brasil nos próximos dias, com a possibilidade de recorde de menor temperatura em algumas capitais brasileiras, incluindo Porto Alegre, Vitória, Belo Horizonte, Curitiba, São Paulo, Campo Grande e Cuiabá.
A madrugada de sábado, 13 de maio, pode ser a mais fria do ano até agora em Porto Alegre e Vitória. Belo Horizonte pode ter recordes sucessivos de baixa temperatura na sexta, sábado e domingo. Para Curitiba e São Paulo, a maior chance de estabelecer um novo recorde de frio para 2023 será na madrugada do domingo. Em Campo Grande, é mais provável que o novo recorde de frio deste ano ocorra no sábado, enquanto para Cuiabá, a maior possibilidade de bater recorde é no domingo.
Nos últimos dias, houve formação de geada em algumas áreas da Serra Gaúcha e Catarinense, e temperaturas negativas foram registradas em outras áreas da região. Ainda há condições para geada e temperaturas próximas de zero nesta sexta-feira em áreas das serras gaúcha e catarinense. Na madrugada de quarta, 10 de maio, a temperatura chegou a 2,2°C negativos em Bom Jardim da Serra/Comunidade 15 dias, segundo medição do Epagri-Ciram.