Nesta quinta-feira (19) é comemorado o dia do Piauí. O estado mais quente e acolhedor do país chega aos seus 201 anos de existência carregado de histórias, boa culinária e belas paisagens. Para isso, o meionorte.com separou algumas curiosidades que você provavelmente não sabia sobre o nosso estado. Confira abaixo!
1 - Menor litoral do Brasil
O litoral piauiense é o menor do Brasil, são apenas 66 km de extensão. Porém, cada parte desse pedacinho do Nordeste esconde praias paradisíacas, e cada vez mais badaladas tanto por turistas que vêm de fora do país, como por locais. O estado também é o único do nordeste onde a capital não fica no litoral, a principal cidade da região é Parnaíba, cerca de 330 km de Teresina.
2 - Nome veio de um peixe
Muitas dúvidas rondam a criação do nome do estado, primeiramente o Piauí era chamado de Piagüí e logo depois Piagoí, nomes dados pelos indígenas que habitavam a região. A principal teoria é que a denominação tenha vindo da língua tupi, onde Piauí significa "rio das piabas", um peixe de água doce muito comum em todo o país.
3 - Vestígio mais antigo do homem americano
Os mais antigos vestígios da presença humana no continente americano foram encontrados no Piauí, mais especificamente no Parque Nacional Serra da Capivara. O parque tem cerca de 400 sítios arqueológicos e contém painéis de pinturas e gravuras rupestres pré-históricas. O local é nomeado Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco e sem dúvidas é um dos pontos turísticos mais conhecidos do Brasil.
4 - Maior corso do mundo
O Piauí é especialista quando o assunto é carnaval, além de ter a maior Micarina do Meio Norte do Brasil, o estado também tem o maior corso do mundo. A edição de 2023 contou com a presença de incríveis 250 mil pessoas, firmando o corso como um dos mais tradicionais do carnaval brasileiro.
5 - Capital tem formato de xadrez
Em um plano montado por Conselheiro Saraiva, então presidente da província, Teresina foi nomeada a capital do estado. A mudança aconteceu principalmente por conta da proximidade com o Rio Parnaíba. Saraiva e seu irmão Mestre Isidoro França executaram o processo de formação da cidade, na concepção dos dois a cidade seria organizada no modelo de um ‘tabuleiro de xadrez’, com as ruas intercruzadas.
6 - Maior cajueiro do mundo
O Piauí é a casa do cajueiro-rei, localizado no município de Cajueiro da Praia, no litoral do estado. A árvore ocupa uma área de 8.834 m², é muita sombra e caju, são mais de 200 anos de idade, desde 2013 essa árvore é patrimônio natural e turístico de Cajueiro da Praia, sendo protegida por Lei Municipal.
7 - Bebida que é Patrimônio Cultural
Já que famalos do cajueiro, temos que falar dela, a cajuína. Bebida típica do estado, é reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro. O Piauí é um dos maiores produtores de caju no Brasil. A bebida é tão importante que já foi até verso de Caetano Veloso: “...E éramos olharmo-nos intacta retina, a cajuína cristalina em Teresina”. Piauiense tem moral.