
Na manhã desta quarta-feira (29), o governador Rafael Fonteles (PT) e o secretário de Educação, Washington Bandeira, se reuniram com João José de Carvalho, aposentado de 74 anos que foi aprovado para o curso de ciências biológicas na Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus de Picos. O encontro aconteceu no Palácio de Karnak e foi um momento de celebração para João José, que retoma os estudos após mais de 40 anos.
João José - que concluiu o ensino médio no Centro de Ensino de Tempo Integral (CETI) Reunida de Patos, no município de Patos do Piauí - fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pela primeira vez em 2024. A conquista da vaga na universidade pública é resultado do esforço de retomar os estudos por meio do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA).
"Eu senti muita emoção [ao saber da aprovação], mas sabia que o resultado era previsto. Eu acabei de fazer a prova, estudei muito, estudava dia e noite. Enfim, quem quer passar em um concurso tem que estudar mesmo, é o conselho que eu dou", disse.
Além de João José, outros 22 estudantes da rede de ensino público do estado, aprovados na chamada regular do SISU 2025, também estiveram presentes para o encontro com o governador.
Rafael Fonteles destacou a importância da educação pública e os investimentos do estado na qualificação dos estudantes. "A escola pública do Piauí tem permitido que milhares de jovens ingressem no ensino superior, nos mais variados cursos. Estamos ampliando oportunidades com a escola de tempo integral, melhoria da infraestrutura e programas educacionais que aumentam o desempenho dos alunos", afirmou.
Washington Bandeira, por sua vez, ressaltou o desempenho da rede estadual no SISU 2025. "Já contabilizamos mais de 4 mil aprovações e seguimos tabulando os resultados. No ano passado, superamos 8 mil aprovações, e este ano podemos ir além. O Piauí obteve o maior número proporcional de notas acima de 950 na redação do Enem, resultado das inovações como ensino de inteligência artificial, intercâmbio educacional, educação financeira e cursos técnicos", explicou.
orgulho da família
Para a família de João José, a aprovação representa um motivo de grande orgulho. "Recebemos a notícia da aprovação com muita felicidade. Quando ele foi fazer a prova, ficamos preocupados por conta da idade e dos problemas de saúde que ele tem, mas já esperamos a aprovação porque ele sempre foi dedicado e gosta de estudar", disse Jordânia Ferreira, filha de João José.
pai de três filhos e avô de cinco netos
Aos 74 anos, João José, pai de três filhos e avô de cinco netos, tornou-se exemplo de perseverança. O governador, durante o encontro, destacou a importância da educação como ferramenta de transformação e reiterou o compromisso do Estado com a inclusão educacional.
Para mais informações, acesse meionews.com