Piauiense de 74 anos é recebido por Rafael Fonteles após ser aprovado na UFPI

Além de João José, outros 22 estudantes da rede de ensino público do estado, aprovados na chamada regular do SISU 2025, também estiveram presentes para o encontro

João José de Carvalho e Rafael Fonteles | Raíssa Morais/MeioNews João José de Carvalho e Rafael Fonteles | Foto: Raíssa Morais/MeioNews
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Na manhã desta quarta-feira (29), o governador Rafael Fonteles (PT) e o secretário de Educação, Washington Bandeira, se reuniram com João José de Carvalho, aposentado de 74 anos que foi aprovado para o curso de ciências biológicas na Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus de Picos. O encontro aconteceu no Palácio de Karnak e foi um momento de celebração para João José, que retoma os estudos após mais de 40 anos.

João José - que concluiu o ensino médio no Centro de Ensino de Tempo Integral (CETI) Reunida de Patos, no município de Patos do Piauí - fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pela primeira vez em 2024. A conquista da vaga na universidade pública é resultado do esforço de retomar os estudos por meio do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA).

"Eu senti muita emoção [ao saber da aprovação], mas sabia que o resultado era previsto. Eu acabei de fazer a prova, estudei muito, estudava dia e noite. Enfim, quem quer passar em um concurso tem que estudar mesmo, é o conselho que eu dou", disse.

Além de João José, outros 22 estudantes da rede de ensino público do estado, aprovados na chamada regular do SISU 2025, também estiveram presentes para o encontro com o governador.

Rafael Fonteles destacou a importância da educação pública e os investimentos do estado na qualificação dos estudantes. "A escola pública do Piauí tem permitido que milhares de jovens ingressem no ensino superior, nos mais variados cursos. Estamos ampliando oportunidades com a escola de tempo integral, melhoria da infraestrutura e programas educacionais que aumentam o desempenho dos alunos", afirmou.

Washington Bandeira, por sua vez, ressaltou o desempenho da rede estadual no SISU 2025. "Já contabilizamos mais de 4 mil aprovações e seguimos tabulando os resultados. No ano passado, superamos 8 mil aprovações, e este ano podemos ir além. O Piauí obteve o maior número proporcional de notas acima de 950 na redação do Enem, resultado das inovações como ensino de inteligência artificial, intercâmbio educacional, educação financeira e cursos técnicos", explicou.

orgulho da família

Para a família de João José, a aprovação representa um motivo de grande orgulho. "Recebemos a notícia da aprovação com muita felicidade. Quando ele foi fazer a prova, ficamos preocupados por conta da idade e dos problemas de saúde que ele tem, mas já esperamos a aprovação porque ele sempre foi dedicado e gosta de estudar", disse Jordânia Ferreira, filha de João José.

pai de três filhos e avô de cinco netos

Aos 74 anos, João José, pai de três filhos e avô de cinco netos, tornou-se exemplo de perseverança. O governador, durante o encontro, destacou a importância da educação como ferramenta de transformação e reiterou o compromisso do Estado com a inclusão educacional.

Para mais informações, acesse meionews.com

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
logo do meio.com