Na manhã desta terça-feira (14), a cidade de Picos entrou em estágio de alerta máximo para risco de chuvas fortes, segundo o Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres da Defesa Civil. O órgão informou que o período crítico pode se intensificar ainda mais e aumentar o risco de danos materiais e integridade física.
DURAÇÃO
O alerta tem uma duração prevista de 24 a 48 horas. A Defesa Civil reforçou que o período está na faixa historicamente crítica para eventos adversos causados por altos índices de chuva, com possibilidade de agravamento da situação. “Com isso, orientamos a população a manter a calma e seguir as recomendações das autoridades locais”, disse a nota.
Em seu perfil no X, antigo Twitter, o Governador do Piauí, Rafael Fonteles, informou que equipes de diversos órgãos, incluindo o Corpo de Bombeiros e o Exército, foram mobilizadas para reduzir os impactos.
DUAS MORTES REGISTRADAS EM PICOS
Na noite desta segunda-feira (13), Marcondes Barros, bancário e gerente da Caixa Econômica Federal, foi arrastado pela correnteza, no bairro Ipueiras. Ele tentava salvar seus cães após o muro de sua casa desabar. Seu corpo foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na madrugada seguinte.
Ainda durante a madrugada de terça-feira (14), Francisco Vicente da Rocha morreu eletrocutado ao tentar atravessar uma ponte no bairro Aroeiras do Matadouro quando um poste caiu na correnteza e energizou a água.
ORIENTAÇÕES DA DEFESA CIVIL
- No trânsito, evite trafegar em pistas inundadas e alagadas;
- Pare o carro se a chuva estiver muito forte;
- Não tente atravessar enxurradas;
- Não se aproxime de cabos elétricos molhados ou arrebentados;
- Não permaneça em áreas abertas;
- Não fique no alto de morros ou no topo de prédios;
- Não se aproxime de cercas de arame, varais metálicos, linhas aéreas e trilhos;
- Nunca se abrigue debaixo de árvores isoladas;
- Evite lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios;
- Evite estacionar próximo a árvores ou linhas de energia elétrica.