Os pilotos do Batalhão de Policiamento Aéreo (BOPAer) foram capacitados por meio de um curso de formação promovido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama). Esse curso foi elaborado para equipar os pilotos a enfrentar missões de alto risco voltadas ao combate de crimes ambientais e tráfico internacional de drogas.
Iniciado na última terça-feira (20) e com uma duração de quatro dias, o treinamento ocorreu em Aracaju (SE). O enfoque primordial dessa qualificação foi proporcionar aos pilotos uma compreensão aprofundada do cenário operacional na região amazônica e em diversas outras áreas, preparando-os para as operações conduzidas pelo Ibama.
“O curso capacita os pilotos e tripulantes operacionais a realizar missões de alto risco pelo Ibama, como a fiscalização de garimpo ilegal, invasão de terras indígenas, tráfico de drogas, desmatamento ilegal e extração de madeira ilegal. A capacitação também é válida no emprego do uso do helicóptero em operações de combate a incêndios florestais, fato que tem ocorrido bastante em nosso Estado, devido ao período mais quente do ano," explica o coronel Gomes, gerente de Operações Aéreas da Segurança Pública do Piauí.
Para participar do curso, o Ibama solicitou servidores voluntários das unidades aéreas de todo o país para ajudar no combate aos crimes ambientais.
(Com informações da Polícia Militar)