Pintor piauiense de 14 anos, com síndrome de Down, conquista prêmio na Europa

Ao MeioNews, a professora Elenilza Sousa, mãe do jovem, explicou que estão arrecadando doações de qualquer quantia para ajudar nos custos da viagem.

João Elyo | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

João Elyo Araújo Castro, de apenas 14 anos, conquistou o prêmio internacional Top of Mind 2024 na categoria "artista plástico". Esse reconhecimento é mais um marco na carreira promissora do artista piauiense, que já coleciona conquistas importantes, como a exposição de suas obras no Museu do Louvre, em Paris. 

História: O jovem, que tem síndrome de Down, é natural de Esperantina, a 183,8 km da capital do Piauí. Desde a infância, João Elyo demonstrava um fascínio inigualável por cores fortes, deixando marcas vibrantes em pisos, móveis e paredes de sua casa. Aos 9 anos, essa paixão o levou à sua primeira exposição individual. Como uma forma de demonstrar seus sentimentos, as pinturas possuem como principal fonte de inspiração elementos da natureza, além de pigmentos neons. 

Próximo passo: Apesar da grande realização, para o artista poder receber o prêmio pessoalmente na cerimônia de premiação em Cascais, Portugal, no dia 1º de junho, sua família precisa arcar com os custos da viagem, que incluem passagens aéreas, hospedagem e alimentação. Ao MeioNews, a professora Elenilza Sousa, mãe do jovem, explicou que estão arrecadando doações de qualquer quantia para ajudar nos custos da viagem.

“Nós precisamos trazer esse prêmio que foi conquistado pelo João Elyo, representando Piauí representando o Brasil que pra gente é um motivo de orgulho.  no momento a gente ainda não tem como a gente conseguir essas passagens.  Nós realmente estamos correndo e nós precisamos de contribuições, de alguém que possa nos ajudar, as autoridades políticas, empresário, e quem puder nos ajudar na questão das passagens as hospedagens. [...] porque o tempo está correndo. No dia 29 de Maio, nós temos que sair do Brasil, porque no dia primeiro o nosso artista ele precisa participar da cerimonia de premiação, né?”, disse a mãe. 

A mãe de João Elyo destacou o perfil do artista no Instagram: @joao_elyo, onde além de ser um meio para ele compartilhar sua arte, há um catálogo virtual de suas obras, que estão disponíveis para venda, para ajudar na viagem.  

Além disso, ela divulgou um QR CODE caso alguém possa ajudar com qualquer quantia.

QR CODE para realizar doações./Foto: Arquivo Pessoal

Caso você tenha interesse de colaborar de outra forma, Elenilza Sousa também divulgou dois telefones para contato: 086 981018996 / 999325212.

Segundo a professora, está é a quarta vez que o jovem representa o Piauí na Europa. Além das exposições na Itália e no Museu do Louvre. Recentemente, o jovem artista piauiense também foi premiado em Madrid, na Espanha, sendo destaque da imprensa nacional e internacional.

“Agradecer a todas as pessoas que votaram porque o joelhinho ele foi para votação popular e houve toda move mobilização para o João ele ganhar essa posição que ele está né? E esse prêmio ele não é só conquistado pelo João Hélio, mas por você que acreditou nele. A gente também tá fazendo uma rifa de uma tela e a gente queria agradecer às pessoas que estão contribuindo de alguma maneira”, finalizou a mãe de João Elyo. 

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES