O Centro Estadual de Equoterapia (CEE), vinculado ao regimento de Polícia Montada, está oferecendo aulas gratuitas de montaria a cavalo durante o mês de julho. As experiências estão disponíveis todas as sextas-feiras, no período da manhã, e são conduzidas por uma equipe multidisciplinar composta por equitadores, psicólogos, fisioterapeutas e educadores físicos.
Segundo a Major Sheyla, comandante do Centro, durante as férias de julho, aqueles que tiverem interesse em visitar o Centro Estadual de Equoterapia da Polícia Militar do Piauí e experimentar a montaria a cavalo podem agendar suas aulas previamente. As atividades têm duração de uma hora e meia e ocorrem das 09h às 10h30. Para se inscrever, basta entrar em contato por meio de e-mail (equoterapiateresina@outlook.com), Instagram (@equoterapiapi) ou telefone (86 9 9466-8078).
O CEE tem um histórico de oferecer tratamento terapêutico gratuito e personalizado para pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais desde o ano 2002. A decisão de abrir o espaço para visitação durante o período de férias surgiu recentemente e a expectativa é de expandir essa oportunidade para os finais de semana durante o ano inteiro, a partir do segundo semestre de 2023.
A equoterapia, também conhecida como equiterapia ou hipoterapia, é uma prática terapêutica e educacional que utiliza o cavalo como parte de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação.
O objetivo é promover o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais. É considerada uma forma de reabilitação baseada na neurofisiologia, utilizando os movimentos rítmicos e repetitivos da marcha do cavalo para obter benefícios físicos e psíquicos nos pacientes.