A Polícia Militar do Piauí (PM-PI) publicou, nesta segunda-feira (10), os dados da Operação Semana Santa, que ocorreu de 6 a 9 de abril em todo o estado, com o aumento do patrulhamento ostensivo e preventivo.
Durante esse período, foram atendidas 1.037 ocorrências com a presença de 2.000 policiais em campo, sendo 1.000 na capital e 1.000 no interior. De acordo com o relatório divulgado, foram apreendidas oito armas de fogo e houve um aumento de 233,33% nas apreensões de drogas ilícitas (totalizando 290g), com um total de 13 ocorrências, comparado ao mesmo período do ano passado.
Além disso, houve uma queda de 24,62% nos Crimes Violentos Contra o Patrimônio (roubo), com apenas 2 ocorrências em residências e nenhuma em comércios, em comparação com 65 no ano passado e 49 neste ano. O Coronel Jacks Galvão, do Departamento Geral de Operações (DGO), afirmou que a operação teve como objetivo todo o estado, mas com atenção especial para as cidades que recebem mais visitantes durante este período, incluindo a capital, já que muitas famílias viajam para outras regiões, deixando suas casas ou empresas desocupadas.
Durante a Operação Semana Santa, foram recuperados 24 veículos e houve uma queda de 44,18% no número de veículos roubados, com 43 casos no ano passado e apenas 24 neste ano. Além disso, o número de furtos também apresentou uma diminuição de 3,23%, totalizando 30 casos, dos quais 11 ocorreram em residências e apenas 1 em comércio.
Ainda segundo os dados, foram registradas 60 prisões/apreensões e o número de Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) aumentou em 40,54%, passando de 37 no ano passado para 52 neste ano.
A operação contou com o apoio de todo o efetivo dos alunos que estão em estágio operacional no Curso de Formação de Soldados (CFSD) do Centro de Educação Profissional (CEP) da PMPI, totalizando cerca de 680 alunos apenas em Teresina.