Um ciclo de palestras sobre combate e prevenção às drogas , ao bullying e aos grupos criminosos ocorreu na manhã desta segunda-feira (22), no Centro Estadual de Educação Profissional. O evento promovido pela Polícia Militar, contou com a presença de 275 alunos, da primeira série do ensino profissionalizante do Centro. O Batalhão vem promovendo cerca de três palestras por semana em escolas da zona Norte de Teresina.
Segundo o Comandante do 9° Batalhão de Polícia Militar, Major Telles, as palestras já fazem parte do calendário de atividades do batalhão. O pedido e a parceria vem da Unidade Escolar Premen Norte e tem como objetivo promover a conscientização dos jovens a respeito das drogas, do bullying e organizações criminosas e trabalhar junto com a comunidade na educação de base.
“Nós estamos procurando subsidiar os jovens através de palestras para que eles enxerguem o perigo que os rodeiam. Então, através dessa conscientização é que nós estamos dando a nossa grande contribuição de maneira complementar como batalhão da área, responsável também pela segurança pública”, ressalta o Comandante.
Ele ainda destaca a importância das palestras comunitárias para trabalhar a sensibilização dos estudantes e também na demonstração de que a família é que dá a educação, o colégio é que transmite o conhecimento e que o evento é uma forma ampliar o aprendizado dos jovens.
“Nós entramos com esse subsídio complementar, visando à união de nossas forças, para que tenhamos um resultado satisfatório, para que a educação de base desses jovens seja cheia de valores, de virtudes”,explica o Major Telles.
O Comandante do 9ºBPM reforça que qualquer escola de Teresina pode entrar em contato com batalhão, caso tenha interesse nas palestras. Ele cita ainda que a prioridade é atender colégios da área em que o batalhão atua. “Qualquer escola que se sinta interessada nessa atividade do batalhão basta fazer o oficio direcionado para o comando do nono batalhão. Que a gente prontamente atende essa solicitação de palestra. O nosso interesse é trabalhar junto com a comunidade na educação de base”, complementa.