Aconteceu nesse domingo (12) a segunda e última etapa do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem 2023. Os 288 locais em que as provas foram aplicadas no Piauí contaram com o reforço do plano estratégico de segurança estabelecido, com bastante antecedência, pela Polícia Militar do Piauí (PMPI) em parceria com as demais forças de segurança do estado.
O policiamento responsável pela segurança do Enem 2023 no estado começou às 07h e finalizou-se por volta das 19h desse domingo. A última etapa do exame ocorreu conforme a previsão do Departamento Geral de Operações da PMPI - DGO, sem grandes intercorrências. De acordo com o balanço realizado desse último domingo de prova, 6 candidatos foram eliminados.
“Estamos encerrando agora os trabalhos do Enem 2023, tudo transcorreu como planejado, com o máximo de segurança, pouquíssimas ocorrências relacionadas ao Enem. Como no primeiro dia, tivemos 6 casos de alunos eliminados, 2 deles o celular tocou no momento da prova, outros 2 esqueceram o documento e os 2 últimos casos foram relacionados a sair da prova antes do horário permitido, mas não teve nenhuma ocorrência que prejudicasse o andamento do exame”, afirmou o chefe do DGO, coronel Jacks Galvão.
Para o chefe do DGO, o sentimento é de missão cumprida. “O Piauí foi o segundo estado a concluir a coleta de provas e isso também comprova mais ainda que o planejamento funcionou. Tivemos, portanto, um Enem 2023 seguro e organizado”, ressalta.