A segurança no Centro de Teresina foi reforçada para prevenir as ações dos lanceiros, neste fim de ano, uma vez que aumentam as ocorrências de roubos, em razão do grande fluxo de pessoas nas áreas comerciais de Teresina. De acordo com a Polícia Militar do Piauí, haverá um reforço no policiamento ostensivo neste mês de novembro e em dezembro, ação que faz parte do plano estratégico de segurança.
De acordo com o chefe do Departamento Geral de Operações da PMPI (DGO), coronel Jacks Galvão, o serviço de inteligência vai atuar, juntamente com a Polícia Civil para identificar e prender os lanceiros.
“Dentro de um planejamento da Polícia Militar tendo em vista à aproximação dessas datas em que a população vai com maior frequência às áreas comerciais, temos feito todo um planejamento para aumentar a nossa presença ostensiva nesses locais, mas também trabalhando com a inteligência e com uma parceria com a Polícia Civil para fazer a identificação dessas pessoas que vão ao Centro, o que nós chamamos de lanceiros, que se aproveitam da distração das pessoas. Então, nós temos todo um planejamento já a partir de novembro, intensificando ainda mais em dezembro”, destaca o coronel.
Entre as ações da Polícia Militar, o 1º Batalhão da PM, que atua na região, informou que irá realizar formaturas matinais em praças da região do Centro, com o objetivo de fortalecer a presença policial no Centro. Além disso, de acordo com a Polícia Militar, o número de viaturas foi ampliado.
"Nós vamos estar escolhendo uma praça no Centro, para fazer nossas formaturas matinais. Já é de praxe, que nos mês de dezembro, tenhamos operações natalinas. O 1º Batalhão é muito vigilante, diligente nas suas condutas. Hoje, nós fizemos um policiamento ostensivo, priorizando essa questão da Praça da Bandeira, Mercado Velho. Nós vamos avançar mais ainda", completa.
Cuidados necessários
O coronel Jacks Galvão, chefe do DGO, destaca orientações essenciais para que a população adote ao visitar áreas comerciais durante este período do ano.
“Quando for às compras, o ideal é levar somente o mínimo necessário. Ter cuidado com a bolsa, com a carteira, com o celular, tem que ter cuidado também ao estacionar o veículo, não deixar nada de valioso à mostra no carro. E a gente pede também que as pessoas façam as notificações das ocorrências, caso seja vítima de lanceiros ou de outro tipo de crime”, finaliza.