Neste domingo (25), ocorreu a comemoração aos 188 anos da Polícia Militar do Piauí, na Avenida Marechal Castelo Branco, em frente à Assembleia Legislativa do Piauí. Segundo o Governador Rafael Fonteles, o aniversário foi marcado com a maior promoção da história da corporação: mais de 2 mil policiais, entre oficiais e praças, foram promovidos.
"Temos simultaneamente, a primeira formação militar dos recém policiais militares e também a maior promoção de policiais militares da história do piauí, totalizando mais de 3200 homens aqui presentes", afirmou o governador.
O Secretário de Estado da Segurança Pública, Chico Lucas reforçou que o objetivo é garantir a segurança pública com resguardo dos direitos e garantias fundamentais de todos os cidadãos, e que para isto o governo reforça os investimentos na formação e equipamentos dos policiais.
“É isso que nós deste governo valorizamos, uma formação humana, que garanta a aplicação da força quando necessário, mas sem descuidar em nenhum momento dos respeitos aos direitos humanos e garantias fundamentais. E pra isso nós não descansamos na instrução na formação, desses homens que estão aqui hoje assumindo a função de policiais militares, bem como daqueles que estão sendo promovidos. Mas não só com instrução ou com capacitação, mas também com investimento em tecnologias e no equipamento necessário para garantir que esse exercício da força seja feito com respeito à vida e à dignidade”, declarou o secretário.
Chico Lucas afirma que ainda neste ano a PM vai possuir melhorias como: a aquisição do sistema de rádio em todo Piauí, adquirido pela quantia de 46 bilhões de reais, reforma das instalações dos grupamentos de Polícia Militar, das companhias e dos batalhões, e a locação de 600 novas viaturas para a PM.
“Nós vamos dobrar, para que a gente possa ter tecnologia, viaturas, equipamentos para que esses homens que vocês estão vendo hoje aqui possam fazer a segurança pública. E eu digo para vocês que nesses 188 anos desde quando nasceu até hoje essa corporação, nunca nos deixou na mão e eu tenho certeza que agora, com essa preocupação demonstrada pelo governador e com a nomeação dos 1000 novos policiais, e promoção dos 2000, o que já era comum para todos, que é a dedicação ao trabalho com o sacrifício da própria vida, vai ser potencializado”, pontua Chico Lucas.
“A vida sempre em primeiro lugar”, disse Rafael Fonteles, governador do estado, ao reforçar que o intuito é assegurar a vida humana em qualquer parte do Piauí. Ele ainda reforçou a importância das secretarias do estado para realizar o trabalho social, reprimir a criminalidade, e realizar educação social com cultura e esporte.
“Eu recebi muitas manifestações no meu celular, emocionantes. De soldados que agora viraram cabos, cabos que vão virar sargento, até os oficiais. Em virtude de uma alteração legislativa, que o secretário Chico Lucas nos solicitou e que eu encaminhei para as assembleias que aprovou imediatamente. Essa alteração no sistema de ensino militar, que possibilitou essa grande promoção no dia de hoje, que sem dúvida vai dar ainda mais ânimo, mais empenho a esses homens e mulheres que fazem a segurança pública do nosso estado. É um dia de muita emoção, não só para mim, como para toda a sociedade piauiense. Aqui é a celebração, também a esperança em dias melhores, dias com mais paz social para o nosso povo, que é a demanda principal” completa Fonteles.