A Prefeitura de Teresina comunicou no início da tarde de hoje (25) que suspendeu a medida da cobrança de taxa para realização de eventos e ensaios fotográficos nos parques públicos da cidade.
A decisão de cobrar R$ 19 para eventos com mais de 10 pessoas nesses locais gerou controvérsia após a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam) comunicar a medida na manhã de ontem (24). Na nota emitida pela PMT, foi reforçado que a gestão vai manter o prévio agendamento para eventos.
NEGOU E CULPOU A OPOSIÇÃO
Em uma entrevista nesta terça-feira (25), o prefeito negou a veracidade da imposição das taxas, mesmo sendo divulgadas por órgãos oficiais da prefeitura, e culpou grupos de oposição por disseminarem essas notícias.
“Estão dizendo que o prefeito vai cobrar taxas nos parques e logradouros para diversões. Isso é mentira”, afirmou em entrevista a uma emissora de televisão local.
NOTA DA PREFEITURA
A Prefeitura de Teresina suspendeu toda e qualquer taxa nos parques públicos da cidade. Contudo, para garantir a organização e a comodidade de todos os frequentadores, o município reforça que permanece de acordo com a regulamentação dos espaços, sendo necessário o prévio agendamento para eventos com mais de 10 pessoas.
COBRANÇA DE TAXA
Na segunda-feira (25), a Semam, órgão da PMT, anunciou a cobrança de uma taxa de R$ 19 para eventos com mais de 10 pessoas nos parques públicos da cidade. Esse valor, regulamentado em março de 2022, seria cobrado de forma mais rigorosa a partir de junho.
A taxa seria imposta no Parque da Cidadania, parque das Crianças, Parque Encontro dos Rios, Parque da Cidade e Parque Matias Matos. Todo o valor arrecadado seria revertido para melhorias dos parques.
A cobrança pretendia alcançar festas de aniversário, filmagens e ensaios fotográficos profissionais e comerciais, eventos com montagem de estandes que necessitem de uma estrutura além da disponível nos parques, reunindo um mínimo de 10 pessoas e exigindo um espaço específico.