PRF no Piauí e PM escoltam primeira captação de múltiplos órgãos em Parnaíba

A escolta representa uma ação inédita para a PRF em Parnaíba, ampliando a capacidade de apoio à rede de saúde do Piauí

Escolta da primeira captação de órgãos | Divulgação
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A Polícia Rodoviária Federal no Piauí (PRF/PI), em parceria com a Polícia Militar (PM)desempenhou, nesta sexta-feira (1º), papel fundamental na primeira escolta para captação de múltiplos órgãos realizada em Parnaíba (PI), no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA).

Órgãos

A captação incluiu fígado, rins e córneas de uma paciente de 28 anos, vítima de um acidente de moto, após confirmação de morte encefálica. Com a autorização da família para a doação, a PRF foi acionada para escoltar o transporte dos órgãos com a rapidez e segurança necessárias. 

Logística

A atuação junto com a PM-PI incluiu o uso de uma aeronave do Batalhão de Operações Aéreas da Polícia Militar, que, pela primeira vez, foi utilizada para o transporte de órgãos no estado, enquanto a equipe da PRF coordenou a segurança do trajeto terrestre. A escolta representa uma ação inédita para a PRF em Parnaíba, ampliando a capacidade de apoio à rede de saúde do Piauí e reforçando a cooperação entre as forças de segurança pública.

Preparação para escolta da primeira captação de órgãos (Divulgação)

Como foi

A operação contou também com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Para a PRF, esse tipo de escolta é um marco no atendimento às necessidades de saúde do estado e reflete o compromisso com a vida, especialmente no apoio logístico e operacional que garante rapidez ao transporte de órgãos essenciais para transplantes.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES